Topo

Titular mais novo do Atlético-MG, Gabriel é procurado por clubes europeus

Em alta no Atlético-MG, Gabriel é cobiçado por clubes da Europa - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Em alta no Atlético-MG, Gabriel é cobiçado por clubes da Europa Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

10/05/2017 15h53

Em outubro de 2016 o Atlético-MG eliminou o Juventude nas quartas de final da Copa do Brasil. No entanto, na partida da classificação, em Caxias do Clube, o zagueiro Leonardo Silva sofreu uma grave lesão muscular, que tirou o capitão atleticano do restante da temporada. Gabriel, então com 21 anos, assumiu o posto de titular e não largou mais. Alguns meses depois, o defensor é pretendido por clubes da Europa.

Agora aos 22 anos, Gabriel segue como titular absoluto do técnico Roger Machado. Mesmo com a contratação de Felipe Santana e a recuperação de Erazo, o defensor revelado pelo próprio clube mantém a condição na equipe, formando dupla com Leonardo Silva. No entanto, essa parceria pode ser interrompida nas próximas semanas. Bordeaux, da França, e o Hamburgo, da Alemanha, já demonstraram interesse no zagueiro atleticano.

E foi a equipe alemã a primeira que apresentou uma proposta por Gabriel. De acordo com apuração do UOL Esporte, o Hamburgo fez uma oferta inferior a 4 milhões de euros (cerca de R$ 13,7 milhões) e a quantia não agradou à diretoria do Atlético. O valor foi considerado baixo, já que Gabriel é tratado na Cidade do Galo como um zagueiro de enorme potencial.

“O Gabriel me lembra muito o Thiago Silva, que joguei junto no Fluminense. Bastante técnico, uma velocidade importante para a função. Embora não tenha a estatura do Léo Silva, consegue atacar a bola muito alto”, disse o técnico Roger Machado, após a grande atuação de Gabriel no empate sem gols com o Cruzeiro, na primeira partida final do Campeonato Mineiro.

Já o Bordeaux ainda não apresentou uma proposta pelo defensor. Por enquanto, as tratativas não passaram de sondagens. A temporada de futebol na Europa está em reta final. As principais ligas nacionais se encerram nas próximas semanas, dando início aos trabalhos de montagens dos elencos para a temporada seguinte.

Na primeira quinzena de março, Gabriel renovou contrato com o Atlético. O vínculo que era até dezembro de 2018 foi estendido até dezembro de 2021. Com o reajuste salarial dado ao zagueiro, a diretoria alvinegra também aumento o valor da multa da rescisão, para uma eventual negociação do jogador.

Gabriel teve a primeira chance como profissional do Atlético no começo de 2014, com Paulo Autuori. No entanto, o jogador só se firmou no elenco profissional na temporada passada, após ficar quase um ano sem atuar, por causa de uma lesão no joelho. Ao todo são 46 partidas pelo time principal do Atlético, com dois gols marcados e um título conquistado, o Mineiro de 2017.