Topo

Balbuena planeja deixar Corinthians; Agente do zagueiro trata com a Lazio

Balbuena conquistou titularidade definitiva na atual temporada - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Balbuena conquistou titularidade definitiva na atual temporada Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

11/05/2017 04h00

O crescimento individual na temporada 2017 faz o zagueiro corintiano Fabián Balbuena cogitar uma transferência para o futebol europeu no próximo semestre.

Em conversas preliminares com a Lazio-ITA, um dos empresários do paraguaio viajou à Itália no começo dessa semana para tentar viabilizar um negócio para os meses seguintes. A informação foi divulgada pelo "Corriere Dello Sport" e confirmada pelo UOL Esporte.

Ligado nos últimos meses ao Boca Juniors-ARG, Balbuena não vê uma nova mudança de ares dentro da América do Sul como vantajosa, mas considera interessante a chance de se transferir para o futebol italiano. Nenhuma proposta foi enviada até o momento ao Corinthians, que acompanha o caso à distância.

Balbuena foi adquirido no começo do ano passado por R$ 6 milhões do Libertad-PAR. De acordo com o balanço patrimonial recentemente divulgado, o Corinthians tem 100% de seus direitos econômicos, o que tornaria uma transferência mais interessante do ponto de vista financeiro. Diferentemente dele, o lateral Guilherme Arana, favorito para ser negociado no meio do ano, tem somente 40% de direitos com o clube.

Em dificuldades financeiras, a direção corintiana vê na janela de negociações no meio do ano uma alternativa interessante para melhorar o caixa e quitar pendências das mais diferentes naturezas, com jogadores, empresários e, principalmente, outras equipes. Ainda assim, há a ideia firme de não enfraquecer a equipe do treinador Fábio Carille para o Brasileirão.

Corinthians prioriza comprar Pablo e observa zagueiros

Enquanto monitora outros zagueiros no mercado, o Corinthians também espera nas próximas semanas avançar naquela que é a prioridade do sistema defensivo. A aquisição de Pablo em definitivo, ao Bordeaux, é estimada em R$ 10 milhões. Para facilitar a transferência do jogador emprestado até dezembro, a direção cogita ceder direitos econômicos que ainda possui de Malcom, revelado no Parque São Jorge e hoje um dos destaques da equipe francesa.

Além de Pablo e Balbuena, o Corinthians só tem hoje três zagueiros: os jovens Pedro Henrique e Léo Santos, além de Vílson, que ainda não atuou em 2017 devido a problemas físicos. Assim, observa o mercado atrás de possibilidades. A direção nega que tenha interesse em Leandro Castán, campeão da Copa Libertadores em 2012 e procurado nos últimos anos para regressar ao clube. Castán pertence à Roma-ITA, está cedido ao Torino-ITA e ainda não sabe por qual equipe atuará no próximo semestre.