Topo

Oposição do Vasco se une contra Eurico e candidato de Edmundo em eleição

Por enquanto, Eurico tem dois opositores na eleição, mas pode enfrentar candidato único - Paulo Fernandes / Flickr do Vasco
Por enquanto, Eurico tem dois opositores na eleição, mas pode enfrentar candidato único Imagem: Paulo Fernandes / Flickr do Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/05/2017 04h00

Convencidos de que terão mais chances na eleição de novembro caso estejam juntos, dois dos principais grupos políticos do último pleito do Vasco firmaram parceria. Unidos a outros grupos menores, eles tentam vencer nas urnas o atual presidente, Eurico Miranda, e o candidato apoiado pelo ídolo Edmundo, Júlio Brant.

Tal grupo de opositores terá como candidato Alexandre Campello, ex-médico do clube. Ele já era o representante da chapa “Identidade Vasco”, que na eleição passada concorreu com Roberto Monteiro.

O apoio da “Cruzada Vascaína” - grupo de oposição que no último pleito esteve junto ao segundo colocado Júlio Brant e possui representantes nas cadeiras do Conselho Deliberativo do clube - se deu nesta semana após uma série de reuniões.

Felipe conversa com o médico Alexandre Campello durante treino do Vasco - Site oficial do Vasco - Site oficial do Vasco
Alexandre Campello já foi médico do Vasco no período em que Felipe ainda atuava
Imagem: Site oficial do Vasco

A Cruzada Vascaína resolveu se desvincular inicialmente de Júlio Brant em função de divergência de ideias. O motivo foi o mesmo que fez com que relutassem em apoiar, em um primeiro momento, o grupo de Alexandre Campello. 

A união da “Identidade” e da “Cruzada” – apoiada por grupos menores como “Pró-Vasco” e “Vira Vasco” - representa a junção das duas maiores forças de oposição do clube e um isolamento momentâneo de Julio Brant e Edmundo no enfrentamento a Eurico.

Oposição ainda pode lançar candidato único

A chance da oposição se unificar e lançar um candidato único, porém, ainda não está descartada e cresce a cada dia. Embora estejam separados atualmente, os grupos de Alexandre Campello e Júlio Brant mantém conversas e reuniões frequentes e, de acordo com pessoas ouvidas pelo UOL Esporte, a possibilidade é grande de que, no decorrer das pesquisas, o que tiver menor intenção de votos saia da disputa e declare apoio ao outro em prol da dura missão de derrotar Eurico Miranda nas urnas.

Tal ideia sempre foi um consenso entre os que não apoiam o atual presidente, mas ela sempre esbarrou nas diferenças ideológicas. No entanto, a primeira barreira – união entre Cruzada Vascaína e Identidade Vasco – já foi vencida. Resta saber agora se Júlio Brant e Edmundo vão abrir mão da candidatura e embarcar nesta aliança.