Topo

Barrios supera Bolaños, vira artilheiro e peça-chave do Grêmio em 15 jogos

Estrangeiro tem média de um gol a cada 82 minutos pelo Grêmio e é artilheiro no ano - Pedro H. Tesch/Agência Estado
Estrangeiro tem média de um gol a cada 82 minutos pelo Grêmio e é artilheiro no ano Imagem: Pedro H. Tesch/Agência Estado

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

18/05/2017 04h00

Lucas Barrios é o novo artilheiro do Grêmio em 2017. Três meses após deixar o Palmeiras, o centroavante superou Miller Bolaños e mantém média de um gol a cada 82 minutos. A ótima fase impacta no jeito do time jogar e consolida a ideia de Renato Gaúcho, com alteração leve no poder de fogo do Tricolor em relação ao ano passado.

O momento já era bom e virou ótimo após o reencontro com o Fluminense, uma velha vítima. Somada a passagem pelo Palmeiras, Barrios acumula incríveis sete gols em quatro jogos.

“Ele é goleador, experiente. Teve toda tranquilidade. O primeiro gol foi de jogador de área também. É importante ter um jogador assim, que define”, comentou Renato Gaúcho.

Barrios acumula 15 jogos pelo Grêmio, sete como titular. Neste período, marcou nove gols. Desde a primeira bola na rede, o argentino naturalizado paraguaio é responsável por incríveis 63% dos gols marcados.

A figura de um homem de referência era obsessão do Grêmio desde o fim do ano passado. Na corrida atrás de um ‘fazedor de gols’, o clube gaúcho chegou a fechar negócio com três nomes. Todas as operações caíram às vésperas da assinatura de contrato.

Lucas Barrios pintou como alvo durante fevereiro, após o Palmeiras se aproximar de Miguel Borja. Sem espaço em São Paulo, o centroavante ouviu a oferta do Grêmio e negociou a saída com os dirigentes alviverdes. Para ter mais chances, chegou a abrir mão de grande parte do salário que recebia do atual campeão brasileiro.

Até aqui, a escolha de Barrios se mostra acertada. No Grêmio, ele não só joga como tem sido decisivo. As características dele casaram com a alteração desejada por Renato.

Desde 2016, o treinador ansiava por um jogador mais agudo, próximo ao gol. E, principalmente, com maior capacidade de converter as oportunidades, dividindo a missão de marcar com Luan e Pedro Rocha.

Lucas Barrios volta a campo no domingo, quando o Grêmio visita o Atlético-PR pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. E se a média se confirmar, um gol deve ir para conta dele de novo.