Topo

Prass vive reta final de contrato, mas goleiro e Palmeiras adiam renovação

Fernando Prass tem contrato até o fim da temporada, mas ainda não sentou com Palmeiras - Paulo Whitaker/Reuters
Fernando Prass tem contrato até o fim da temporada, mas ainda não sentou com Palmeiras Imagem: Paulo Whitaker/Reuters

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

18/05/2017 04h00

Um dos símbolos do Palmeiras na atualidade, Fernando Prass está a poucas semanas de poder negociar um pré-contrato com um novo clube. Com compromisso firmado com o atual campeão brasileiro até 31 de dezembro de 2017, o goleiro, a partir de 30 do próximo mês, terá liberação para mirar um futuro longe da Academia de Futebol.

Um divórcio nesta história, porém, é considerado improvável pelos dois lados. Embora a data limite se aproxime - pouco mais de um mês -, a ideia de Fernando Prass é se estabelecer por mais tempo no clube em que obteve a maior projeção da carreira. O goleiro veterano de 38 anos se tornou ídolo palmeirense e ganhou uma vaga na seleção brasileira olímpica; só não levou o ouro em virtude de uma lesão às vésperas dos Jogos do Rio.

Fontes ligadas ao estafe do goleiro garantem que o Palmeiras ainda não procurou Fernando Prass. A situação é tratada com naturalidade, entretanto. É de interesse do goleiro permanecer na Academia de Futebol, já que o clube é visto como o cenário ideal para o veterano disputar uma vaga na Copa do Mundo de 2018.

"Tenho de pensar em fazer o melhor possível para renovar e ficar mais um tempo aqui. As coisas vêm ao natural. Agora é jogar bem e ter uma performance boa para ser lembrado de novo no grupo de goleiros que possam ser convocados. O jogador tem o direito e até o dever de sonhar com a seleção", declarou o goleiro, em março.

O Palmeiras também trata a situação com normalidade. No clube, Fernando Prass é tratado com representatividade semelhante àquela demonstrada pelos torcedores. O goleiro tem uma função de liderança no grupo, inclusive sobre o capitão, Dudu.

Prass chegou à Academia de Futebol em 2013 para disputar a Série B. Como costumeiramente gosta de brincar, 'roeu o osso' na divisão inferior do futebol brasileiro e quer aproveitar mais o 'filé' com o atual Palmeiras, campeão brasileiro e time de maior investimento na temporada.

Fernando Prass também tem um papel fundamental tecnicamente, dentro das quatro linhas do gramado. O camisa 1 retornou ao posto de titular neste ano, após passar cinco meses afastado por uma lesão no cotovelo, responsável por tirá-lo da maior parte da campanha de campeão nacional.

Ainda sem conversar com Prass, o Palmeiras iniciou a série de renovações deste meio de temporada com Edu Dracena. O zagueiro, que superou as metas estabelecidas no primeiro contrato firmado com o clube, assinou compromisso até o fim de 2018 na última terça-feira.