Topo

A caminho do City, Ederson chora após jogo do Benfica: "Meu último"

Ederson tem multa rescisória de 50 milhões de euros no Benfica - TOBIAS SCHWARZ/AFP
Ederson tem multa rescisória de 50 milhões de euros no Benfica Imagem: TOBIAS SCHWARZ/AFP

Do UOL, em São Paulo

28/05/2017 17h44

Convocado pelo técnico Tite para representar o Brasil em amistosos contra Argentina e Austrália, o goleiro Ederson, 23, é um dos jogadores mais assediados na atual janela de transferências do futebol europeu. O atleta do Benfica tem sido constantemente vinculado ao Manchester City, que procura um nome para reforçar a posição a partir da próxima temporada. Neste domingo (28), depois da decisão da Taça de Portugal, ele deu sinais de que a história pode ir muito além de especulação: emocionado, falou sobre a equipe portuguesa em tom de despedida.

“Ainda não sei, mas provavelmente foi meu último jogo aqui”, declarou Ederson à TV portuguesa “RTP”. O brasileiro acenou para as arquibancadas e ficou em campo por muito tempo após o apito final: “Foi muito especial”.

Nascido em Osasco, município da Grande São Paulo, Ederson chegou a Portugal em 2009, quando tinha 15 anos. Passou por todas as equipes de base do Benfica e teve a primeira oportunidade entre os profissionais em 2016, quando substituiu o compatriota Júlio César.

Rapidamente, Ederson ganhou espaço e se consolidou entre os titulares do Benfica. O bom desempenho do jogador chamou atenção de gigantes europeus como o Manchester City, que já manifestou intenção de pagar o valor da multa rescisória para tirá-lo da equipe portuguesa. O contrato do goleiro tem cláusula de 50 milhões de euros (R$ 166 milhões), o que faria dele o jogador mais caro da posição em todos os tempos.

“Qualquer jogador que saia vai para uma vida melhor do ponto de vista financeiro. Se ele sair, vai para uma grande equipe e vai transportar o nome do Benfica para todo lado”, disse Rui Vitória, treinador do time lisboeta, em entrevista ao jornal “A Bola”.

No jogo que pode ter marcado a despedida de Ederson, o Benfica bateu o Vitória de Guimarães por 2 a 1 e conquistou a Taça de Portugal.