Topo

Luxa chega ao Sport, fala em "ralar rabo no chão" e promete: "vou ganhar"

Roberto Oliveira

Colaboração para o UOL, em Recife

30/05/2017 16h13

Vanderlei Luxemburgo não abriu mão do seu estilo após ano longe do futebol. Autoconfiante, frasista de primeira, Luxa foi apresentado oficialmente como técnico do Sport, nesta terça-feira (30), no CT do clube, e chegou esbanjando otimismo: "eu vim ganhar, quero ganhar e vou ganhar". Ele ainda falou que os jogadores terão que "ralar o rabo no chão" para fazer jus à torcida na Ilha do Retiro.

"Eu sou bom, sei fazer meu trabalho, mas nós do Sport temos que fazer acontecer. Gostaria de dizer da minha motivação fundamental, me cobram muito nos últimos tempos, e eu acho legal porque se estão me cobrando é porque eu tenho valor. Eu quero voltar a ganhar, me incomoda o cara dizer que eu não ganho, esquecendo toda minha história, eu vim pra cá porque estou pra ganhar, quero ganhar e vou ganhar", declarou Luxemburgo.

Ao apresentar Luxa, o presidente do Sport, Arnaldo Barros, seguiu a mesma linha de discurso do treinador. 

"Estamos aqui muito satisfeitos, contentes, para anunciar nosso novo treinador, Vanderlei Luxemburgo, que dispensa apresentações, campeoníssimo, conhecedor de futebol, amigo e acostumado com os títulos. Ele está com garra, com gana, querendo vencer, e se ele quer vencer, está no lugar certo, porque o lugar das vitórias é aqui no Sport", afirmou Barros.

O treinador de 65 anos destacou o papel dos torcedores na Ilha do Retiro e ainda ensaiou o famoso canto rubro-negro. "Não sei como é o grito ainda, estou aprendendo, mas aquele 'cazá, cazá' é como se fosse nosso centroavante. Mas para empurrar esse centroavante nosso jogador vai ter que ralar o rabo no chão", disse Luxa.

Vanderlei ainda falou sobre o que lhe convenceu a acertar com o Sport e disse que, sob seu comando, o objetivo da equipe é conseguir uma vaga na Libertadores.

"O Gustavo [Dubeux, vice-presidente] me ligou logo após o jogo do Bahia [decisão da Copa do Nordeste] e marcamos uma reunião para ouvir o que ele tinha a dizer. E não foi diferente do que eu imaginava. Centro de treinamento, proposta de conquistas, de elevar a grandeza do Sport a nível nacional, objetivando estar na elite do futebol brasileiro entre as seis equipes que brigam pela Libertadores. E esse é a nossa primeira meta. É fundamental os jogadores terem esse discernimento."

Após a coletiva, Luxa já comandou seu primeiro treino no comando do Sport, mas a atividade foi fechada à imprensa. O primeiro desafio do treinador no Leão da Ilha acontece já nesta quarta (31), contra o Botafogo, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. No jogo de ida, o Glorioso venceu por 2 a 1.

Chegada no Recife

Vanderlei Luxemburgo chegou nesta terça em Recife e teve recepção calorosa de cerca de 30 torcedores. Ele desembarcou por volta das 13h50 (de Brasília) no Aeroporto dos Guararapes e foi recebido pela diretoria do clube pernambucano.

No saguão do aeroporto, alguns torcedores entoavam “Luxemburgo vem aí e o bicho vai pegar”. Outro torcedor gritou em tom de cobrança: "Vamos botar ordem na casa, Luxemburgo, que isso tá uma zona". No caminho até a saída do aeroporto, o treinador parou para conversar com alguns torcedores e seguiu para o CT do clube com o diretor executivo Alexandre Faria.

De acordo com apuração do UOL Esporte, Luxemburgo acertou um vínculo até dezembro deste ano com o Sport. O treinador trouxe consigo dois profissionais, sendo um deles o preparador físico Antônio Mello, com quem trabalha há mais de duas décadas, mas não havia acompanhado-o em seu último trabalho, no Tianjin Quanjian, da China.