Topo

No Inter, Guto Ferreira repete 'troca' da Série A pela Série B após um ano

Guto Ferreira trocou clube da Série A por um da Série B, o Internacional - Luciano Belford/AGIF
Guto Ferreira trocou clube da Série A por um da Série B, o Internacional Imagem: Luciano Belford/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

30/05/2017 16h19

Guto Ferreira foi anunciado como novo técnico do Internacional. Na tarde desta terça-feira (30), primeiro o Bahia, depois o Colorado, ambos através de seus sites oficiais, publicaram a nova condição do treinador. Depois de título e conquistar o direito de disputar a primeira divisão, o técnico irá 'trocar' a Série A pela B, e não é a primeira vez que isso acontece.

Em junho do ano passado, Guto Ferreira comandava a Chapecoense. Fazia boa campanha e não estava ameaçado de demissão. Mas recebeu proposta do Bahia e gostou do que viu. Prontamente, trocou o time que disputava a primeira divisão pelo da segunda. Contrato longo e um bom salário persuadiram o treinador.

Desta vez, Guto percebeu no Inter a chance de fazer novamente o caminho pouco convencional. Depois de conquistar o direito de disputar a primeira divisão ao subir em quarto com o clube baiano, e neste ano levar o título da Copa do Nordeste, ele recebeu proposta do Inter e aceitou. Novamente deixa a primeira divisão para ir à segunda.

Novamente a perspectiva de um trabalho a longo prazo serviu de argumento. Guto tem vínculo de um ano renovado automaticamente até o fim do ano que vem. E também acredita que assumir o Inter é um crescimento profissional.

Ruído nos dois casos

Quando trocou a Chape pelo Bahia, Guto Ferreira viu ruído e desgaste entre as direções. O próprio presidente baiano, Marcelo Sant'Ana, admitiu que teve alguns problemas com o presidente do clube catarinense, Sandro Palaoro, morto na tragédia de novembro passado.

O mesmo houve desta vez. Ao receber a investida do Inter, o Bahia não abriu mão do pagamento da multa rescisória de Guto e travou o acordo. Depois de se sentir 'pressionado' pelo Inter, o clube de Salvador acabou sem alternativas.

A apresentação do novo treinador ocorre na quinta-feira. Nesta quarta, contra o Palmeiras, o Internacional será comandado pelo interino Odair Hellmann. Já o Bahia procura um novo treinador.