Topo

Férias não é só pagode no Peri: G. Jesus treina no Palmeiras por seleção

Gabriel Jesus trabalha a parte física na Academia de Futebol desde a última segunda - Juan Barreto/AFP Photo
Gabriel Jesus trabalha a parte física na Academia de Futebol desde a última segunda Imagem: Juan Barreto/AFP Photo

José Edgar de Matos e Pedro Ivo Almeida

Do UOl, em São Paulo (SP) e no Rio de Janeiro (RJ)

31/05/2017 04h00

De férias desde 21 de maio, quando o Manchester City encerrou a sua participação no Campeonato Inglês, Gabriel Jesus aproveita para reencontrar os amigos no Jardim Peri, bairro de São Paulo onde cresceu. Nas redes sociais, imagens de um passeio de bicicleta pelas ruas da periferia e um pagode na última segunda-feira repercutiram. No entanto, o descanso vem junto ao trabalho em plena pausa da temporada europeia.

Desde a última segunda-feira, Gabriel Jesus tem aproveitado a estrutura da Academia de Futebol do Palmeiras para manter a forma física por um motivo: defender a seleção brasileira nos amistosos de junho contra Argentina (9) e Austrália (13), em solo australiano. O jogador vem trabalhando acompanhado do preparador Marco Airélio Schiavo - o "Magoo".

Os confrontos na Oceania marcam o retorno do camisa 9 à equipe nacional desde novembro do ano passado. Contra Argentina e Peru, pelas eliminatórias sul-americanas para o Mundial, Jesus colaborou com uma assistência diante dos argentinos e um gol contra os peruanos.

A iniciativa de se manter em atividade partiu do próprio Gabriel Jesus, que ficou afastado pouco mais de dois meses na Inglaterra em virtude de uma cirurgia no pé. A lesão tirou o atleta de 20 anos dos duelos contra Uruguai e Paraguai, ocorridos em março e quando o Brasil assegurou a vaga na Copa do Mundo de 2018.

“Foi uma iniciativa do Gabriel, ao lado do Fernandinho. Eles me ligaram antes do término do Campeonato Inglês e me falaram que gostariam de fazer uma preparação. Falei que já estava montando uma planilha e repassaria. Enviei no início desta semana e eles iniciaram os trabalhos”, explicou Fábio Mahseredjian, preparador físico da seleção, em contato com a reportagem.

“Não só para o Gabriel e para o Fernandinho, outros jogadores que estão de férias na Europa e vão jogar os amistosos do Austrália farão isso, como o Thiago na França. Mas o perfil dele [Jesus] é esse, sempre fala, busca se preparar”, relatou o profissional da comissão técnica de Tite.

O Palmeiras abriu o novo Centro de Excelência pela segunda vez ao camisa 9 da seleção - durante o período de recuperação da cirurgia o jogador trabalhou por alguns dias no clube pelo qual conquistou o título de campeão brasileiro no ano passado.

Alçado ao posto de centroavante titular por Tite, Gabriel Jesus possui números expressivos com a camisa da seleção, apesar da curta carreira com a camisa verde-amarela profissional. Nos seis jogos em que atuou pelas eliminatórias, o ex-jogador do Palmeiras anotou cinco gols.