Topo

Vice invade Federação da PB e tenta "golpe" durante viagem do presidente

Vice-presidente da FPF, Nosmam Barreiro tentou assumir comandado da entidade nesta quinta - Raniery Soares/Correio da Paraíba
Vice-presidente da FPF, Nosmam Barreiro tentou assumir comandado da entidade nesta quinta Imagem: Raniery Soares/Correio da Paraíba

Marcello De Vico e Roberto Oliveira

Do UOL, em Santos e Recife

01/06/2017 21h10

A Federação Paraibana de Futebol tornou-se palco de uma tentativa de tomada de poder nesta quinta-feira (1º). Durante viagem do presidente Amadeu Rodrigues, que está acompanhando a seleção sub-20 no Torneio de Toulon na França a convite da CBF, o vice-presidente Nosmam Barreiro invadiu a sede da entidade e tentou tomar posse.

Em contato com o UOL Esporte, o presidente da Federação admitiu as diferenças com o vice que afirmou que foi vítima de tentativa de golpe. Ele ainda informou que tentará o banimento do dirigente junto à entidade máxima do futebol brasileiro.

"Faz tempo que temos essas diferenças, desde o começo da administração. Ele tentou um golpe, arrombou a porta, mas isso não vai dar em nada,  eu estou totalmente legal, dentro da lei, e tenho o apoio dos clubes. Nós vamos levar tudo isso ao Conselho de Ética da CBF e tomar as devidas providências. Ele tem que ser banido, pelo bem do futebol. Eu deixei a procuração com o diretor jurídico para caso ele precisasse assinar alguma coisa enquanto eu estivesse fora. Está na lei. Ele [o vice Nosmam Barreiro] não pode fazer o que fez", contou Amadeu Rodrigues direto da França.

O mandatário emitiu uma nota pública denunciando o caso e afirmou que está providenciando seu retorno à Paraíba. A reportagem também conseguiu contato com o referido diretor jurídico, que está à frente da Federação na ausência do presidente. Ele explicou o imbróglio e relatou os acontecimentos, que começaram por volta das 16h desta quinta. Segundo Marcos Souto Maior Filho, foi necessário até mesmo chamar a polícia.

Nosman - Raniery Soares/Correio da Paraíba - Raniery Soares/Correio da Paraíba
Vice-presidente levou um chaveiro para entrar na Federação
Imagem: Raniery Soares/Correio da Paraíba

"Existe uma rusga administrativa entre os dois, assunto que por respeito e ética não vamos tratar agora, mas que esta sendo discutido num processo de banimento do vice-presidente que tramita na comissa ética da CBF. Há muito meses ele não pisava na Federação e aproveitou a viagem do presidente para armar um circo. Levou consigo advogados e seguranças, eles invadiram as sede da Federação, abriram um livro de ata e deram posse ao vice. Amadeu tinha me dado procuração pra lhe representar, pública e registrada em cartório. Ele arrumou confusão, arrombando a federação, e tivemos que chamar a polícia. Ele sentou [na cadeira do presidente] e começou a dar uma coletiva como se fosse presidente. Enquanto Amadeu não chega, a batuta da Federação está comigo", disse.

O UOL Esporte tentou contato com o vice-presidente Nosmam Barreiro, mas ele não atendeu aos telefonemas da reportagem. 

Confira a nota do presidente da FPF

Direto da França. 
 
Lamento profundamente a agressão ao FUTEBOL  PARAIBANO  provocada nesta quinta-feira (1) pelo vice presidente que, de forma abrupta, invadiu a Federação, inclusive, arrombando salas e o gabinete da presidência, causando mal estar em toda a comunidade esportiva Paraibana, além de atrapalhar a delegação da SELEÇÃO BRASILEIRA sub 20 que se encontra na França sendo chefiada por nós , motivo de orgulho para todos os Paraibanos. 
Já estou tomando todas as medidas necessárias para restabelecer a ordem no futebol bem como acionar na justiça o invasor.
 
Comunico, ainda, que já estou retornando a Paraíba para restabelecer a verdade. 
 
Um forte abraço a todos os Paraibanos. 
 
Amadeu Rodrigues 
Presidente da FPF