Topo

Antiga promessa do Grêmio deixa clube após falhas, sobrepeso e sumiço

Tiago teve sequência de jogos em 2014, falhou e foi emprestado ao Londrina em 2016 - Zanone Fraissat/FOLHAPRESS
Tiago teve sequência de jogos em 2014, falhou e foi emprestado ao Londrina em 2016 Imagem: Zanone Fraissat/FOLHAPRESS

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

02/06/2017 04h00

Tiago Machowski, 24 anos, não é mais jogador do Grêmio. Antiga promessa das categorias de base, o goleiro viu seu contrato expirar na última quinta-feira. Livre no mercado a partir de agora, ele chegou a ser reserva imediato de Marcelo Grohe, mas perdeu espaço por falhas e sobrepeso. Recentemente, sumiu de treinos do chamado time de transição.

Além de não participar de algumas atividades pelo Grêmio, Tiago também se afastou dos integrantes de seu estafe. O último contato entre as partes foi no mês de abril.

Promovido ao elenco principal em 2014, Tiago atuou naquela temporada quando da ausência de Marcelo Grohe por convocação ou lesão. A envergadura e o reflexo foram apontados como pontos positivos desde a chegada ao Grêmio, em 2008.

A saída de gol, contudo, foi motivo para falhas e perda de espaço. Ainda sob comando de Luiz Felipe Scolari, o Grêmio foi ao mercado atrás de um novo reserva imediato para Grohe. Ao fim do Campeonato Gaúcho de 2015, o Tricolor contratou Bruno Grassi.

Grassi ganhou espaço e virou segundo goleiro. Tiago, em contrapartida, caiu na hierarquia. No começo de 2016, o Grêmio acertou empréstimo dele ao Londrina. Nem a boa relação dos clubes à época serviu para que o goleiro tivesse sequência.

De volta a Porto Alegre, ele foi incorporado ao grupo de transição do Grêmio, um elenco formado por jovens que superaram a idade limite das categorias de base e jogadores sem espaço no time principal. Já na reta final de 2016, Tiago se ausentou de alguns treinos. Em 2017, também foram registradas faltas.

O Grêmio chegou a analisar uma renovação, mas não avançou nas tratativas e comunicou a decisão antecipadamente ao jogador e seus empresários. Oficialmente, a passagem de Tiago pelo Grêmio terminou em 31 de maio.

No grupo principal, o Grêmio conta com Marcelo Grohe, Leo, Bruno Grassi e Dida. Recentemente, o clube tentou a contratação de Matheus Cavichioli, 30 anos, campeão gaúcho pelo Novo Hamburgo. Formado nas categorias de base do Tricolor, ele assinou com o Juventude e disputa a Série B do Campeonato Brasileiro.