Topo

Valverde quer que nova passagem pelo Barça seja melhor que a como jogador

Albert Gea/Reuters
Imagem: Albert Gea/Reuters

Do UOL, em São Paulo

02/06/2017 16h37

O técnico Ernesto Valverde concedeu nesta sexta-feira (2) sua primeira entrevista desde sua apresentação como novo técnico do Barcelona. Ao canal oficial, o treinador admitiu que sua passagem como jogador pelo clube catalão não foi boa e disse que já enxerga a equipe que assumiu com algumas das características que gosta de ver.

“Está claríssimo que quanto ao jogo do time busco uma equipe que seja intensa, que tente levar sempre o peso do jogo, que tenha uma ambição de acordo com o que nos é pedido, mas há muitas coisas que estou dizendo que já vejo na equipe”, afirmou o treinador.

Após uma passagem positiva pelo Athletic Bilbao, Valverde foi o escolhido para suceder Luis Enrique, que conquistou nove títulos entre 2014 e 2017. Aos 53 anos, Valverde se considera experiente o suficiente para dar conta da responsabilidade que foi encarregado ao voltar para o clube catalão, desta vez como técnico.

“Não fui uma grande contratação para o Barcelona (como jogador), isso tenho que reconhecer. Cheguei com uma lesão no joelho, tive uma recuperação ruim e tive que voltar a operar. Operei o púbis no ano seguinte e depois o Barça me transferiu para o Athletic Bilbao. Tenho que reconhecer que não triunfei aqui como jogador. Essa é uma realidade”, lembrou o antigo atacante.

“Agora sou mais velho, passou o tempo e também tenho outra perspectiva. Sei que estou em outra posição, sei o que exige ser treinador de um clube como esse, embora o que eu não saiba eu vou tentar aprender com o tempo e que minha etapa de treinador seja melhor que a de jogador”, declarou.

Valverde assume uma equipe vice-campeã do Espanhol e campeã da Copa do Rei, eliminada nas quartas de final da Liga dos Campeões pela Juventus.