Topo

Elano descarta assumir o Santos e explica escalação diferente de Dorival

Elano comandará o Santos interinamente contra o Botafogo nesta quarta-feira - SantosFC/Divulgação
Elano comandará o Santos interinamente contra o Botafogo nesta quarta-feira Imagem: SantosFC/Divulgação

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

06/06/2017 15h23

O auxiliar Elano, que comandará o Santos interinamente no duelo contra o Botafogo nesta quarta-feira, às 21h (de Brasília), no Pacaembu, válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, descartou assumir a equipe definitivamente no momento. Ele ressalta que pretende ser treinador um dia, mas que não pode pular etapas na carreira.

“Sempre temos que aprender, para evoluir em várias questões. Nunca sabemos quando estamos preparados, não posso falar. Não sei se vou ser o treinador porque não tenho comissão formada. Tenho a comissão do clube. Para ser treinador, é preciso ter comissão própria. Nesse momento, temos uma comissão do Santos em busca da vitória do jogo de quarta [contra o Botafogo]. Eu quero ter uma carreira, mas não quero pular etapas. Precisam ser respeitadas. Não pretendo pular”, afirmou Elano.

O ex-meia do Santos também explicou o motivo de escalar um time diferente do que vinha sendo utilizado por Dorival Júnior, demitido no último domingo.

“Não posso abrir mão de muitas coisas boas que o Dorival fez, mas sou um cara de personalidade. Não sou o treinador do Santos o ano inteiro, mas nesse momento eu sou e tenho que colocar o que eu acho que vai ser bom, ainda mais conhecendo o grupo. Toda a situação ou movimento, se não ganha, é prejudicial. O que serve para o jogo é o que estou fazendo, é o que eu acho. Se vier outro treinador, ele terá a sua maneira e eu colocarei os pontos positivos e negativos para ele”, disse.

Elano fez quatro mudanças na equipe e escalou até o meia Vecchio, que não jogou uma partida sequer neste ano. O argentino foi afastado duas vezes por Dorival Júnior e, inclusive, não foi inscrito no Campeonato Paulista e na Copa Libertadores da América.

Além de Vecchio no lugar de Vladimir Hernández, Elano também acabou com as improvisações na escalação ao colocar Matheus Ribeiro na vaga de Copete. Kayke no lugar de Ricardo Oliveira, que sente dores no tornozelo esquerdo, e Arthur Gomes no lugar de Bruno Henrique, suspenso, foram as outras alterações do auxiliar.

“Escalei o Vecchio porque ele encaixa naquilo que eu penso. Foi como minha conversa com o Jorginho na Seleção. Tenho minhas ideias e acho que o Vecchio se encaixa naquilo que eu gosto. Longuine, Cittadini, mas acho que o Vecchio merece, assim como Arthur [Gomes]. Todos de beirada tiveram oportunidade, acho que o Arthur merece e ele está escalado”, que enfatizou o fim das improvisações.

“Ninguém vai jogar fora de posição. Posso cobrar todos por igual. Voltar a intensidade de marcação, ataque e contra-ataque. Não quero deixar ninguém fora da posição para eu cobrar na posição que gostam. E eu cobro mesmo, estou sempre com eles”, disse.

Elano não contará com Lucas Lima e Zeca, lesionados. O atacante Ricardo Oliveira é dúvida por causa de dores no tornozelo. Desta forma, o Santos deve enfrentar o Botafogo com a seguinte escalação: Vanderlei, Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz e Matheus Ribeiro; Renato, Thiago Maia e Vecchio; Vitor Bueno, Arthur Gomes e Kayke (Ricardo Oliveira).

Nova reunião deve sacramentar chegada de Levir Culpi

O técnico Levir Culpi deve ser anunciado como novo técnico do Santos ainda nesta terça-feira. O presidente Modesto Roma se reuniu por mais de cinco horas com o treinador na noite desta segunda-feira, em São Paulo, e encaminhou a contratação. Um novo encontro foi marcado para o final da tarde desta terça-feira, para acertar os últimos detalhes do contrato. Levir assinará contrato até o fim do ano, quando termina o mandato do presidente santista. Caso seja reeleito, Modesto pode estender o vínculo do novo comandante do time da Vila Belmiro.