Topo

Seleção vê guerra entre "novatos". Quem precisa impressionar Tite?

Rodriguinho é especulado para deixar o Corinthians - Adalberto Marques/Dia Esportivo/Estadão Conteúdo - Adalberto Marques/Dia Esportivo/Estadão Conteúdo
Rodriguinho corre por fora por uma vaga na seleção brasileira da Copa
Imagem: Adalberto Marques/Dia Esportivo/Estadão Conteúdo

Danilo Lavieri e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

06/06/2017 11h00

Já classificado para a Copa do Mundo, o Brasil pôde se dar ao luxo de fazer testes para decidir quem estará na lista de Tite para 2018. Nesta sexta-feira, diante da Argentina, e contra a Austrália, no dia 13, o técnico observará atletas que não estariam convocados caso a vaga ainda não tivesse sido garantida.

As disputas começam entre os goleiros, com Diego Alves e Ederson, e vão até o ataque, com Diego Souza. Os confrontos e convívio durante a concentração e os treinos serão fundamentais para que o técnico consiga ter mais detalhes para o difícil trabalho de fechar a lista do Mundial. Titulares absolutos e praticamente garantidos no grupo de Tite, Marquinhos, Miranda, Daniel Alves, Marcelo e Neymar nem foram convocados.

Quem são, então, os "novatos" que precisam impressionar Tite?

O goleiro Diego Alves durante jogo contra o Real Madrid - Divulgação/Valencia FC - Divulgação/Valencia FC
Diego Alves quer mostrar a Tite que merece a sua chance
Imagem: Divulgação/Valencia FC

Goleiros

Com Alisson entre as certezas, Diego Alves e Ederson precisam mostrar a Tite que podem estar entre os selecionáveis. Ainda que tenham pouca oportunidade de jogar, pelo fato de raramente um goleiro ser substituído, eles poderão mostrar no dia a dia para a comissão técnica que merecem uma chance. Taffarel, tetracampeão do mundo e preparador de goleiros, estará de olho na dupla para passar as impressões ao treinador.

Alex Sandro, da Juventus, na final da Liga dos Campeões contra o Real Madrid - Laurence Griffiths/Getty Images - Laurence Griffiths/Getty Images
Alex Sandro disputou a final da Liga dos Campeões com a Juventus
Imagem: Laurence Griffiths/Getty Images

Laterais

Alex Sandro tem chamado a atenção na Juventus. Diretamente do estádio, na final da Liga dos Campeões, Tite viu um lateral esquerdo que tem crescido de produção, especialmente com a proteção do sistema que tem três zagueiros. Com boas subidas ao ataque, ele quase marcou um gol de cabeça diante do Real Madrid. Nesta posição, Marcelo é certeza, enquanto Filipe Luís vinha sendo a segunda opção.

Do outro lado, Fagner terá a chance de ser titular na ausência de Daniel Alves. Homem de confiança de Tite por causa dos tempos de Corinthians, ele atuou contra o Paraguai pela suspensão do titular e agradou. Agora, terá em Rafinha o seu principal concorrente. O atleta do Bayern, inclusive, é mais um que terá a rara chance de cavar seu espaço na competição. A experiência internacional é seu trunfo.

Zagueiros

Sempre convocado entre os reservas, Gil deve ganhar chance de atuar e mostrar para Tite que seu futebol dos tempos de Corinthians segue em alta, mesmo atuando na China. A ideia é garantir a vaga para a reserva de Miranda e Marquinhos, que têm seus lugares garantidos.

Correm por fora David Luiz e Jemerson. O primeiro saiu da lista após a troca de Dunga por Tite e viveu temporada boa no Chelsea. Na Austrália, tentará repetir o desempenho, mas precisará ultrapassar a barreira da mudança de esquema. Por vezes, o time inglês atuou com três defensores.

Jemerson é outro que foi constantemente monitorado pela comissão técnica. Campeão francês pelo Monaco, ele atuou 54 partidas na última temporada e foi um dos destaques de sua equipe.

Meio-campistas

Surpresa da lista, Rodriguinho virou xodó dos corintianos pelo bom início de temporada. Versátil no meio-campo, ele quer mostrar ao treinador que pode ser mais um do integrante da família corintiana que tem vestido a camisa da seleção, concorrendo por um espaço para a reserva de Renato Augusto e Paulinho.

Atacantes

Douglas Costa e Taison já foram convocados outras vezes, mas não conseguiram mostrar seu futebol. O primeiro por ser cortado por lesão com certa regularidade, desde os tempos de Dunga. No Bayern de Munique, também atuou pouco perto do seus colegas: apenas dez jogos como titular entre setembro de 2016 e junho de 2017.

Diego Souza, por sua vez, quer mostrar que Tite pode confiar nele para a reserva de Gabriel Jesus. Tendo como principal concorrente Roberto Firmino, do Liverpool, ele precisa esquecer a conturbada fase do Sport para garantir seu espaço na Copa de 2018.