Topo

Estrear técnico contra o Brasil? Argentina já sofreu com golaço de Kaká

Vitor Pajaro

Colaboração para o UOL, em Melbourne (AUS)

08/06/2017 17h00

A Argentina estreia nesta sexta-feira (9), diante do Brasil, o seu novo treinador. Jorge Sampaoli chega cheio de moral após bons trabalhos à frente da seleção chilena e do Sevilla (ESP), mas encarar o Brasil logo de cara pode não ser uma boa. Em 2006, as duas seleções se enfrentaram em um amistoso, em Londres (ING), que marcou tanto o início da era Dunga como a estreia de Alfio Basile no comando argentino. Resultado? 3 a 0 para o Brasil, com direito a golaço de Kaká, deixando Messi para trás.

Naquele dia, além da estreia do treinador, Messi também fazia o seu primeiro jogo contra os brasileiros. Apagado, pouco assustou o gol então defendido por Gomes. O desempenho do atacante do Barcelona, aliás, não é nada favorável quando se trata de Brasil. Até aqui foram oito jogos, com cinco vitórias brasileiras, dois empates e dois êxitos para o lado argentino.

Para Sampaoli, os jogadores não devem pensar no rival e sim na busca por um bom futebol. "Qualquer situação que aterrorize os jogadores não deve ser considerada. Nos não temos de pensar no nosso adversário, e sim em desenvolver uma maneira de sentir o futebol, que é o mais importante. Se pensarmos muito, cortaríamos a sensação para buscar situações na busca por nossa filosofia. Queremos jogar bem sem nenhum tipo de terror".

Do time que enfrentou o Brasil em 2006 (veja ficha técnica abaixo), Messi é o único remanescente do grupo atual. Mascherano e Aguero até poderiam estar na lista de Sampaoli, mas foram cortados por lesão. Abbondanzieri e Tevez eram alguns dos nomes que compunham a seleção de Basile. Riquelme, outro nome de peso, também estava em campo e chegou a anunciar aposentadoria da seleção após o jogo. Anos depois, porém, foi convencido a voltar a defender seu país.

Já a equipe de Dunga iniciava um novo ciclo com nomes como Elano, Daniel Carvalho, Fred e Robinho. Hoje técnico interino do Santos, Elano foi o autor dos outros dois gols da partida, marcada mesmo pelo golaço de Kaká após uma arrancada do campo de defesa, deixando Messi e Milito para trás, antes de tocar na saída do goleiro.

Agora, a missão dos argentinos pode ser ainda mais difícil, uma vez que o Brasil de Tite vem embalado por nove vitórias em nove jogos, incluindo outro 3 a 0 sobre os argentinos pelas Eliminatórias.

A partida acontece nesta sexta-feira e será transmitida, em vídeo, pelo UOL a partir das 7h05.

UOL transmite os amistosos

O UOL transmitirá ao vivo, em vídeo, os amistosos da seleção brasileira contra Argentina e Austrália, respectivamente nos dias 9 e 13 de junho, em Melbourne (Austrália), com oferecimento de Jeep. As duas partidas poderão ser acompanhadas na web e na versão mobile do portal a partir das 7h (de Brasília).

Relembre, abaixo, a ficha técnica daquela partida:

Ficha técnica
Data:
03/07/2006 (domingo)
Local: Emirates Stadium, em Londres (ING)
Gols: Elano, aos 2min do 1ºt e 22 do 2ºt, e Kaká, aos 44min do 2ºt
Cartões amarelos: Riquelme, Aguero e Milito (ARG); Gilberto Silva, Elano e Robinho (BRA)

Brasil
Gomes; Cicinho (Maicon), Juan, Lúcio, Gilberto; Gilberto Silva, Edmílson (Dudu Cearense), Elano (Júlio Baptista) e Daniel Carvalho (Kaká); Fred (Vagner Love) e Robinho (Rafael Sobis)
Técnico: Dunga

Argentina
Abbondanzieri; Zabaleta, Coloccini, Milito, Clemente Rodríguez (Samuel); Lucho González, Mascherano (Somoza), Bilos (Insua), Riquelme; Tevez (Aguero) e Messi
Técnico: Alfio Basile