Topo

Brasil sofre 1ª derrota com Tite na estreia de Sampaoli na Argentina

Thiago Silva - Pedro Martins/ Mowa Press - Pedro Martins/ Mowa Press
Imagem: Pedro Martins/ Mowa Press

Do UOL, em São Paulo

09/06/2017 09h06

Em amistoso realizado na Austrália nesta sexta-feira (9), o Brasil acertou duas bolas na trave no segundo tempo, mas acabou sendo derrotado por 1 a 0 pela Argentina, agora comandada pelo técnico Jorge Sampaoli. Tite viu seu primeiro revés no comando da seleção brasileira após nove partidas (oito pelas Eliminatórias e um amistoso).

O Brasil foi para os vestiários com a desvantagem no placar após um gol de Mercado. Apesar disso, o jogo foi equilibrado no primeiro tempo. A Argentina teve maior posse de bola, mas a seleção comandada pelo técnico Tite adiantou a marcação e pressionou a saída de bola dos adversários.

Tite fez algumas mudanças e o Brasil encontrou espaço pelo meio e ficou mais agressivo no segundo tempo. Gabriel Jesus e Willian carimbaram duas bolas na trave na etapa complementar, mas não conseguiram evitar a derrota.

O UOL voltará a transmitir ao vivo, em vídeo, o último amistoso da seleção brasileira em Melbourne, na Austrália, com oferecimento de Jeep. Os comandados de Tite enfrentarão a equipe da casa na terça-feira (13) e os internautas poderão acompanhar na web e na versão mobile a partir das 7h (de Brasília).

Na trave! Di María quase abre o placar para Argentina

O primeiro bom lance da partida veio com Di María aos seis minutos da etapa inicial. O jogador da seleção argentina arrancou pela esquerda, invadiu a área e chutou cruzado. A bola explodiu na trave, assustando o Brasil.

Brasil responde

Em boa troca de passes do Brasil, Renato Augusto recebeu e chutou forte de fora da área. Mas a bola subiu demais e passou por cima do gol de Romero.

Coutinho chega com perigo

Trocando passes com agilidade aos 21 minutos do primeiro tempo, Willian recebeu nas costas da zaga argentina e partiu até a área. Coutinho chegou livre pela direita e recebeu do jogador do Chelsea. O meia dominou, armou o chute, mas foi travado por Romero.

Fagner ‘sofre’ com Di María

Di Maria tenta passar por Fagner - Saeed Khan/AFP - Saeed Khan/AFP
Imagem: Saeed Khan/AFP
Em seu grande teste pela seleção até o momento, Fagner teve problemas naquela que acaba sendo sua maior dificuldade: a marcação. Com a Argentina apostando em lances pela esquerda, os lances da seleção rival acabavam caindo sempre nas costas do lateral direito brasileiro. Todas as jogadas de perigo do time de Sampaoli nasceram pelo setor. Sobrecarregado na função, o ofensivo jogador do Corinthians pouco conseguiu passar da linha central e aparecer no ataque.

Argentina inaugura o marcador

A seleção argentina foi para os vestiários com vantagem no placar. Aos 44 minutos do primeiro tempo, Messi tocou para Di María. O jogador cruzou na segunda trave, Otamendi cabeceou e a bola bateu na trave. Na sobra, Mercado mandou para o fundo das redes.

Fogo nos olhos!

O Brasil iniciou o segundo tempo disposto a acabar com a desvantagem no placar. Aos 17 minutos da etapa inicial, a seleção perdeu duas chances incríveis. Livre na área, Gabriel Jesus driblou Romero e carimbou a trave. No rebote, Willian bateu de primeira e também mandou a bola para o poste.

Tite quer surpreender Sampaoli

Para deixar a seleção mais agressiva, Tite coloca Douglas Costa do lugar de Renato Augusto e testa Coutinho por dentro. A alteração foi para pressionar a marcação da Argentina já que Mercado ficou com dois jogadores para ficar em cima.

Jesus sai lesionado

Nos acréscimos da partida, Gabriel Jesus caiu no gramado após cotovelada de Otamendi dada no rosto do brasileiro. O jogador do Manchester City foi retirado de maca, sendo substituído por Taison.

Gabriel Jesus deixa jogo de maca - Robert Cianflone/Getty Images - Robert Cianflone/Getty Images
Imagem: Robert Cianflone/Getty Images

Rivalidade já começa antes do apito inicial

Com problemas no deslocamento, os hermanos chegaram atrasados ao estádio Cricket Ground e solicitaram o adiamento da partida em alguns minutos – sugestão prontamente rechaçada pela CBF.

Neymar, Dani Alves e Firmino curtem férias

Neymar férias - Reprodução/Instagram/neymarjr - Reprodução/Instagram/neymarjr
Imagem: Reprodução/Instagram/neymarjr
Tite convocou a seleção brasileira para os amistosos contra Argentina e Austrália sem Daniel Alves, Neymar e Firmino. O técnico resolveu dar um descanso, porque alguns desses jogadores não tinham férias desde 2013.

Thiago Silva: capitão pela 1ª vez desde 2014

Em sua "estreia" como titular na era Tite, Thiago Silva teve o privilégio de voltar a ser capitão do Brasil pela primeira vez desde 2014. O zagueiro, que não era titular da seleção desde 2015. É o oitavo capitão da seleção. Assim que assumiu, o treinador iniciou um rodízio. Em nove partidas, Miranda e Daniel Alves (2x), Renato Augusto, Filipe Luis, Fernandinho, Neymar e Robinho já tiveram a responsabilidade de liderar o time.

UOL transmitirá amistoso contra Austrália

O UOL voltará a transmitir ao vivo, em vídeo, o último amistoso da seleção brasileira em Melbourne, na Austrália, com oferecimento de Jeep. Os comandados de Tite enfrentarão a equipe da casa na terça-feira e os internautas poderão acompanhar na web e na versão mobile a partir das 7h (de Brasília).

Para a iniciativa inédita, o UOL transmitirá o sinal oficial distribuído pela CBF, que terá os comentários de Pelé. O Rei do Futebol ainda terá a companhia do ex-jogador Denílson, pentacampeão da Copa em 2002, e do narrador Nivaldo Prieto.

A exemplo do jogo contra a Argentina, na sexta-feira, o internauta do UOL ainda poderá assistir a um programa especial no intervalo e após as partidas com a participação dos blogueiros Julio Gomes e Vitor Birner.

FICHA TÉCNICA
BRASIL 0 X 1 ARGENTINA

Local:
Melbourne Cricket Ground, Austrália
Horário: 7h05 (de Brasília)
Árbitro: Chris Beath (AUS)
Auxiliares: Nathan Macdonald e Paul Cetrangalo (RS)
Público: 95.569 presentes
Cartões amarelos: Maidana (Argentina); Paulinho, Rafinha (Brasil)
Gol: ARGENTINA – Mercado (44/1ºT)

BRASIL: Weverton, Fagner (Rafinha), Thiago Silva, Gil e Filipe Luís; Fernandinho; Paulinho (Giuliano), Renato Augusto (Douglas Costa), Coutinho e Willian; Gabriel Jesus (Taison).
Técnico: Tite

ARGENTINA: Romero, Gómez (Tagliafico), Maidana, Otamendi e Mercado (Mammana); Biglia, Banega (Lanzini) e Di Maria; Dybala (Guido Rodríguez), Messi e Higuaín (Joaquín Correa).
Técnico: Jorge Sampaoli