Topo

Opinião: Diego Souza e David Luiz funcionaram em novas posições na seleção?

Do UOL, em Santos (SP)

13/06/2017 15h09

A seleção brasileira de Tite foi a campo nesta terça-feira (13) para mais um amistoso. Depois de perder para a Argentina no primeiro tropeço com o técnico no comando, o time se redimiu e aplicou uma goleada por 4 a 0 sobre a Austrália. O grande destaque da partida foi Diego Souza, com dois gols. Já David Luiz teve a sua primeira chance com Tite, e correspondeu. Veja o que os blogueiros do UOL Esporte acharam sobre o desempenho dos jogadores, que atuaram em posições diferentes (atacante e volante) das que estão acostumados em seus clubes.

Perguntas:

1 - O teste com David Luiz de volante funcionou?

2 - E Diego Souza como atacante?

Respostas:

Alexandre Praetzel

1 - Acho que virou uma boa opção, melhor posicionado do que zagueiro. Parece que ele guarda mais a posição e se mostra menos afoito. Pode ser um terceiro zagueiro também.

2 - Sempre vi o Diego Souza como um terceiro homem de meio-campo, com boa chegada na frente. No Sport, o time atua em função dele e ele acabou aparecendo como artilheiro, algo que não fazia tanto, anteriormente. Tem força física e boa conclusão, mas a concorrência interna é superior.

André Rocha

1 - No trabalho com a bola, sim. Porque apesar da fragilidade da Austrália, o David Luiz foi colocado num cenário em que atuou fora da função original, que é zagueiro, e conseguiu sair bem da pressão que o adversário exercia no campo de ataque. Defensivamente, é óbvio que precisa de um teste mais desafiador.

2 - Tem personalidade e se sente à vontade na seleção. Como ele disse na entrevista depois da partida, jogar com tantos companheiros de qualidade a serví-lo ajuda demais. Mesmo jogando numa função que não exerce no clube, algo que Tite antes tratava como premissa para a convocação, pode ser útil. Mas só na ausência de Gabriel Jesus ou Roberto Firmino.

Juca Kfouri

1 - Não foi mal, nem bem. Começou melhor, mas o imaginei mais agressivo. Jogou mais para trás que para frente.

2 - Ele é um belo jogador, sempre foi. Vai depender da concorrência para chegar ou não à Copa.

Julio Gomes

1 - Seria legal ter visto o David Luiz atuar como um terceiro zagueiro, mas o Tite não gosta de fazer essas mudanças táticas drásticas. Como volante, não comprometeu. Acho que o David Luiz, como volante, compromete menos como zagueiro. Perde aquele fator surpresa da chegada ao ataque, mas ele tem muita qualidade no passe e pode ajudar a seleção. E, claro, fez o que é seu forte. No lance do segundo gol, atacou a bola na cobrança de escanteio e foi, talvez, o nome mais importante do segundo gol que acabou sendo marcado pelo Thiago Silva. Acho que passou da prova.

2 - O Diego Souza, outro nome importante nessa partida, foi bem no ataque, não só pelos dois gols. Ele, como um meio-campista, um jogador de movimentação, ele mostrou para o Tite que pode ser aquele nº 9 ao fazer duas paredes: uma habilitou o gol do Paulinho, o Paulinho perdeu, e na outra deu outro bom passe para o Paulinho e ele deu a assistência para o Taison fazer o gol. Perdeu um gol, é verdade, quando o jogo estava 2 a 0, mas acho que o Diego Souza ganhou muitos pontos nesta briga para ver quem é o reserva do Gabriel Jesus. E vai ter quem jogar bem no Sport. Não adianta ele jogar bem só nesses amistosos.

Marcel Rizzo

1 - Pode ser o caminho natural da volta de David Luiz à seleção. É um jogador com qualidades, que pode ser aproveitado principalmente por sua experiência, que será necessária na Rússia.

2 - Se alguém dissesse um ano atrás a Diego Souza que ele estaria brigando por vaga na Copa, ele chamaria de louco. Mas o jogador tem aproveitado bem a oportunidade que Tite tem dado. E o técnico da seleção gosta de atletas comprometidos com sua filosofia.

Mauro Beting

1 - Sim. Ele sabe jogar ali. Pela versatilidade, pode ainda sonhar com um lugar entre os 23.

2 - Melhor do que a encomenda. Pode e deve ser cotado como alternativa à Gabriel Jesus.

Menon

1 - O teste com David Luiz funcionou. E como não funcionar? Era a Austrália. O bom é que ele fica longe da zaga.

2 - Acho que a principal posição aberta é o gol. Ninguém decepcionou, mas ninguém me dá confiança total.

PVC

1 - David Luiz jogou diferente do que joga no Chelsea. Lá ele é líbero, joga um pouquinho  atrás ou dentro da linha de cinco defensores. Na seleção, foi volante. Ajuda pela estatura e pela qualidade de passe. Mas Casemiro é melhor como meio-campista. É uma alternativa para emergências.

2 - Diego Souza vai bem como atacante, mas vamos sentir falta de um atacante para a reserva do Gabriel Jesus no momento mais difícil: na Copa. Por isso, melhor continuar procurando um centroavante reserva.

Ricardo Perrone

1 - Funcionou. David Luiz protegeu mais a zaga e roubou bolas importantes ajudando na transição da defesa para o ataque.

2 - Com dois gols, Diego Souza provou que pode ser uma opção para a reserva na Copa caso haja algum problema com os principais atacantes do país. E se mantiver o bom desempenho.