Topo

Vitinho no Barça? Cuca se mostra favorável a empréstimo para time B

Vitinho chamou a atenção do Barcelona, que mira o jovem para o time B - Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Vitinho chamou a atenção do Barcelona, que mira o jovem para o time B Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/06/2017 04h00

A negociação entre Barcelona e Palmeiras pelo meio-campista Vitinho, que desembarcaria na Espanha por empréstimo de uma temporada para defender o time B do clube catalão, agrada a comissão técnica palmeirense. Sem espaço no elenco para esta temporada diante da maior concorrência no setor, a ida do jovem de 19 anos à Europa para uma equipe de escalão menor é vista de maneira positiva por Cuca e companhia.

O principal ponto favorável por parte de quem trabalha no Palmeiras é a oportunidade para Vitinho engatar uma sequência de jogos pela equipe B do Barça. A revelação de 19 anos, pelo acordo de empréstimo de um ano com opção de compra em 2018, receberia chances que não encontraria neste momento na Academia de Futebol.

O próprio Cuca tratou de lamentar o pouco tempo de jogo ao meia, que soma apenas oito jogos como profissional e um gol – no amistoso contra a Chapecoense, em janeiro, quando o atual campeão nacional ainda era comandado por Eduardo Baptista.

Com o treinador nesta segunda passagem, Vitinho ainda não entrou em campo. O último jogo do jovem jogador foi em 25 de março, no empate por 2 a 2 com o Audax, pela penúltima rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista. Sem dar chances ao meia, Cuca aprova a mudança.

“Ouvi alguma coisa a respeito disso e acho ótimo para o jogador e o clube, se ele for para o Barcelona B. Ele não joga aqui no time [Palmeiras] e tem treinado relativamente bem. Claro que precisa ver no jogo, é do jogo, mas você não consegue colocar, por mais que queira”, afirmou o treinador palmeirense na última quarta-feira.

“Existem situações que estão na frente: paciência e desenvolver no treinamento. Se ele for para fora e não ficar, que volte e volte mais preparado, porque vai ter sequência de jogos no Barcelona B. Um tempo atrás aqui você tinha esta sequência. Amanhã farei um jogo-treino com São Caetano e vou observá-lo”, acrescentou Cuca.

Pelo menos na promessa do treinador, Vitinho atuará nesta quinta-feira, em jogo-treino contra a equipe do ABC, na Academia de Futebol. A comissão técnica do clube alviverde, agora sétimo colocado no Brasileirão depois da vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-GO, usará atletas que não atuaram na atividade da tarde.

A revelação tem contrato com o Palmeiras até 2021 e, caso acerte com os espanhóis, mira no exemplo do zagueiro Marlon. Emprestado pelo Fluminense no ano passado, ele agradou e hoje faz parte do elenco principal do Barcelona, agora dono dos direitos econômicos do defensor.