Topo

Marlon, ex-Flu, é exemplo para Vitinho trocar Palmeiras por Barcelona B

José Edgar de Matos e Ricardo Perrone

Do UOL, em São Paulo (SP)

24/06/2017 04h00

Trocar o atual campeão brasileiro por uma mera oportunidade incerta na equipe B do Barcelona? Os questionamentos nasceram depois de o Barça avançar para contratar Vitinho, do Palmeiras, por empréstimo de uma temporada. O modelo de negociação se assemelha ao de outro jogador, em quem as partes envolvidas têm um exemplo para garantir a viabilidade do acordo para o jovem de 19 anos.

Há um ano, o Barcelona levou o zagueiro Marlon, já então um dos destaques do Fluminense e das categorias de base da seleção brasileira. O defensor de 21 anos assinou por empréstimo de um ano para atuar pelo Barcelona B, agradou e recebeu uma chance definitiva de seguir na Catalunha.

Marlon atuou pela equipe profissional do Barcelona em três oportunidades, duas delas como titular, no fim da temporada, quando o time de Neymar, Messi e Suárez disputava o título com o Real Madrid.

Os dois primeiros jogos no time de cima impressionaram a crítica espanhola, e o Barcelona tratou de exercer o direito de compra sobre o zagueiro há duas semanas. Na proposta por Vitinho, que também receberia a chance de agradar no período de um ano, o clube catalão estipulou um preço de compra de 15 milhões de euros (R$ 56 milhões).

O modelo apresentado pelo Barcelona a Vitinho, semelhante ao de Marlon, é ressaltado pelas partes envolvidas na negociação. Pelo lado do clube catalão, o time B aparece como a oportunidade para o jovem palmeirense, enfim, ter sequência em nível profissional. Além disso, os catalães teriam oportunidade de estender a observação que já acontece há tempos a um trabalho no dia a dia.

Vitinho Palmeiras drible São Caetano - Cesar Greco/Ag. Palmeiras - Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Desde 2016 no profissional, Vitinho atuou em apenas oito jogos pelo Palmeiras
Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Em relação ao Palmeiras, dois pontos são valorizados: A chance de Vitinho crescer profissionalmente e os valores acordados pelo preço fixado.

Mesmo se Vitinho não agradar o suficiente para ser comprado pelo Barcelona, o Palmeiras enxerga um lado positivo. O maior número de jogos em uma divisão inferior do futebol espanhol tornará o jovem de 19 mais experiente em um possível retorno, segundo avaliação da comissão técnica.

O próprio Cuca voltou a se pronunciar sobre o assunto na última sexta-feira, em entrevista concedida na Academia de Futebol, e ressaltou a aprovação no modelo de negócio proposto pelo clube catalão, que conta com Neymar, Rafinha e Marlon como os brasileiros do elenco.

"Quando vem uma grande equipe como o Barcelona ou qualquer uma deste porte, seja o jogador jovem ou não, você tem de ficar feliz porque o trabalho foi bem feito na base. Se ele [Vitinho] se firmar, ótimo! Se não, ele voltará muito mais maduro", destacou o treinador, que admite a pouca utilização do atleta - são oito jogos desde o ano passado.

"Ele deu uma estacionada em alguns momentos que estava subindo de produção. Futebol é assim. A gente tem muita esperança de que ele será um grande jogador no futuro. É um jovem e muito promissor", concluiu o técnico palmeirense, que pode perder o atleta já na próxima semana.