Topo

Após rescindir com Botafogo, Montillo anunciará aposentadoria aos 33 anos

Montillo anunciará aposentadoria nesta quinta-feira, no Estádio Nilton Santos - Satiro Sodré/SSPress
Montillo anunciará aposentadoria nesta quinta-feira, no Estádio Nilton Santos Imagem: Satiro Sodré/SSPress

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/06/2017 18h14

As lesões em série foram decisivas e Walter Montillo, de 33 anos, anunciará, nesta quinta-feira, sua aposentadoria. O agora ex-jogador de futebol pediu para rescindir com o Botafogo na última quinta-feira após reunião com a diretoria, que aceitou a ‘oferta’.

Argentino, Montillo apareceu para o futebol na Universidad de Chile, a partir de 2008. O apoiador não teve uma boa primeira temporada, mas virou ídolo da “La  U” no ano seguinte, quando foi decisivo na conquista do abertura. A explosão memso só ocorreu em 2010, quando teve grande atuação sobre o Flamengo, pela Libertadores. Marcou um gol de fora da área, de cobertura, e eliminou o Rubro-negro.

Após esse jogo, o jogador estava visivelmente emocionado. Não somente pela classificação, mas pelo nascimento do filho Santino, que tem síndrome de down. Os torcedores chilenos passaram a cantar músicas sobre o herdeiro e tornou o momento bastante especial.

No mesmo ano, se transferiu para o Cruzeiro. No Brasil, não demorou para ganhar o status de craque após grandes atuações. Para muitos, o início de trajetória nos mineiros foi o melhor período da carreira, onde desandou a marcar gols. No total foram 36 em 122 jogos com a camisa azul.

Em 2013, chegou como grande contratação no Santos de Neymar em um investimento de aproximadamente R$ 16 milhões. Ele recebeu a camisa 10 de Ganso, que havia se transferido para o São Paulo, na oportunidade. No Alvinegro, porém, não conseguiu repetir as mesmas boas atuações da época de Cruzeiro. Tanto que o clube o vendeu para o Shandong Luneng-CHI em janeiro de 2014.

Ficou na China por duas temporadas e se tornou referência da equipe. Foi na equipe asiática que o argentino obteve a melhor média de gols da carreira – 17 em 81 partidas, o que representa 0,20 por duelo. Ele, porém, queria voltar para perto de casa.

O Botafogo realizou proposta e não demorou a fechar o negócio. Chegou com status de craque e dono do maior salário do elenco: R$ 400 mil. O início foi animador, já que marcou num amistoso no Espírito Santo durante a pré-temporada. O gol, porém, foi o único com a camisa preta e branca.

Depois disso a realidade do argentino foram lesões em séries. A cada dor, uma dúvida crescia na cabeça do jogador. A última, contra o Avaí, foi definitiva. Aos 33 anos, Walter Montillo não mais jogará futebol.