Topo

Juiz relata cerveja arremessada no Horto, mas Atlético-MG identifica autor

Do UOL, em Belo Horizonte

30/06/2017 12h51

O árbitro Dewson Fernando Freitas da Silva (Fifa/PA) relatou na súmula do jogo entre Atlético-MG e Botafogo que um torcedor do time mandante arremessou um copo de bebida na direção do gramado. O clube alega que o responsável foi identificado e conduzido à Polícia Militar de Minas Gerais para que fosse feito o Boletim de Ocorrência.

Conforme o documento da partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil, aos 18 minutos do segundo tempo, "um torcedor que se encontrava na arquibancada de onde estava a torcida do C. Atlético Mineiro arremessou um líquido (cerveja) para dentro do campo, próximo à linha lateral, atingindo o inspetor de arbitragem, Sr. Nilson de Souza Monção, na cabeça, pescoço e nas costas e o assistente nº 1, Sr. Kleber Lúcio Gil, no calção e nas pernas".

O Galo poderia ser incluso no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) por "deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir lançamento de objetos no campo ou local da disputa de evento desportivo". A pena varia entre multa de R$ 100 e R$ 100 mil.

Contudo, como identificou e conduziu o torcedor às autoridades locais, o Atlético não deve ter problemas junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

O parágrafo terceiro do artigo 213 explica a situação: "A comprovação da identificação e detenção dos autores da desordem, invasão ou lançamento de objetos, com apresentação à autoridade policial competente e registro de boletim de ocorrência contemporâneo ao evento, exime a entidade de responsabilidade, sendo também admissíveis outros meios de prova suficientes para demonstrar a inexistência de responsabilidade".

Dewson Fernando Freitas da Silva (Fifa/PA) foi alvo de muitas críticas por parte da torcida e diretoria do Atlético-MG no triunfo sobre o Botafogo. O presidente Daniel Nepomuceno alega que faltou critério ao árbitro do confronto nas expulsões de Fred e Roger Machado. Em campo, o Galo venceu o Alvinegro Carioca por 1 a 0.