Topo

Sport e Náutico rompem com a Liga do Nordeste; Santa Cruz cogita sair

Presidente do Sport, Arlando Barros concederá entrevista nesta segunda (3) para explicar saída - Williams Aguiar/Sport Club Recife
Presidente do Sport, Arlando Barros concederá entrevista nesta segunda (3) para explicar saída Imagem: Williams Aguiar/Sport Club Recife

Roberto Oliveira

Colaboração para o UOL, em Salvador

03/07/2017 10h32

Sport e Náutico oficializaram suas desfiliações da Liga do Nordeste, liga de clubes que organiza a Copa do Nordeste, maior torneio regional do país. A informação foi confirmada pelo rubro-negro em seu site oficial na manhã desta segunda-feira (3). A ruptura foi assinada na última sexta, em documento conjunto dos dois clubes.

Nesta segunda à tarde, em entrevista coletiva ladeado pelos presidentes do Náutico e da Federação Pernambucana de Futebol, o presidente do Sport, Arnaldo de Barros, afirmou que o clube "não tem interesse em participar da Liga".

Ele ainda disse que "os clubes pagam para jogar a Copa do Nordeste" e revelou que o Sport está fora da Copa do Nordeste 2018. Quarto colocado no estadual, o Náutico não se classificou para a próxima edição do torneio regional.

A saída de Sport e Náutico da Liga sinaliza uma possível debandada dos clubes pernambucanos da competição caso suas demandas não sejam aceitas. 

Único do "trio de ferro" pernambucano que permanece na Liga do Nordeste, o Santa Cruz também cogita deixá-la e convocará uma reunião do Conselho Deliberativo para se decidir.

"O Santa Cruz vai levar o tema ao Conselho Deliberativo. Entendemos que não devemos decidir isoladamente um assunto tão relevante para os destinos do clube. Será, então, convocada uma Assembleia Extraordinária para o assunto ser debatido", afirmou o presidente do Santa, Alírio Moraes, por mensagem ao UOL Esporte

Em nota oficial, o Santa Cruz também se manifestou sobre a fase preliminar da Copa do Nordeste, o “pré-Nordestão”. Como terminou na terceira colocação do Pernambucano, a equipe teria que jogar a seletiva para tentar uma vaga na Copa do Nordeste. O Santa Cruz entende que, com a desfiliação do Sport, a vaga seria automaticamente sua.

“Sobre o Pré-Nordestão, a conclusão é de que: caso fique definida a permanência do Santa, dentro da Liga, e considerando a anunciada desfiliação do Sport Club do Recife, conforme o regulamento, o Tricolor teria vaga direta na competição. Portanto, o Santa Cruz não reconhece o sorteio realizado, nesta segunda-feira, como algo definitivo”.

O principal motivo da ruptura de Sport e Náutico com a Liga é financeiro: a dupla contesta o valor da cota de participação. Em entrevista à rádio Jornal na noite deste domingo, o diretor de futebol do Náutico falou sobre o tema. 

"A Copa do Nordeste está consolidada, mas os clubes não estão confortáveis. Os grandes têm a mesma verba dos menores, e é necessário uma reformulação. Dessa maneira não é rentável", afirmou Emerson Barbosa.

Consultada pela reportagem, a assessoria de comunicação do Bahia confirmou que a posição do clube segue a mesma, já expressada anteriormente pelo presidente Marcelo Sant'Ana, pela permanência na Liga do Nordeste. Vale lembrar que o Bahia é parceiro comercial do Esporte Interativo, que detém os direitos de transmissão da "Lampions League" até 2022.

Segundo a assessoria de comunicação de Ivã de Almeida, presidente do Vitória, o Leão baiano também permanece na Liga do Nordeste. Embora compartilhe de algumas das críticas do Sport à Liga do Nordeste, em relação ao valor das cotas, por exemplo, o mandatário rubro-negro trabalhava nos bastidores para costurar um acordo entre as partes e julga precipitada a saída da dupla de Pernambucano.