Topo

Por que Danilo interessa a grandes da Europa, mas não agradou Zidane?

Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images
Imagem: Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

05/07/2017 04h00

Quase toda a temporada como reserva, constantes críticas da torcida e o desentendimento com o treinador Zinedine Zidane. O lateral direito Danilo coloca a permanência no Real Madrid como incógnita diante do interesse de fortes clubes como Juventus e Chelsea. É a valorização no mercado do brasileiro que ainda não conseguiu agradar Zidane.

O Real Madrid estipula preço de 35 milhões (R$ 133 milhões) de euros para liberar Danilo e dificulta a ação dos interessados. Ao que parece, o lateral direito vai precisar conquistar o treinador francês.

“O Zidane não abre mão do Carvajal e vai promover o lateral Achraf Hakim (de 18 anos e formado na base do clube) ao profissional. O espaço do Danilo em outro clube parece mais óbvio”, comentou Santiago Siguero, repórter do jornal Marca.

O momento ruim de Danilo na temporada teve seu auge na eliminação da Copa do Rei para o Celta de Vigo, em fevereiro. O jogador ouviu vaias da torcida quando tocava na bola e foi substituído para a entrada de Benzema nos minutos finais. A reação imediata foi a de demonstrar irritação com Zidane o deixando no vácuo, sem um aperto de mão.

“Todos queremos a melhor versão do Danilo. Ele pode fazer melhor do que isso, assim como os demais jogadores. O Danilo tem o apoio dos seus companheiros e o meu. Não estou 100% ao lado dele. Estou 1.000% com ele. É um jogador que eu gosto muito", defendeu Zidane à época.

O discurso elogioso contrastou com a falta de novas oportunidades para Danilo. Elas só voltaram a acontecer no trecho final da temporada com o titular Carvajal lesionado. O brasileiro foi a campo nos duelos contra o Atlético de Madri pela semifinal da Liga dos Campeões – vitória por 3 a 0 e derrota por 2 a 1 -.

“Danilo melhorou muito no trecho final da temporada. Participou de bons momentos do time na conquista dos dois títulos (Espanhol e Liga dos Campeões). Isso ajuda ele em um processo de recomeço no Real”, analisou Carlos Forjanes, repórter do jornal AS.

As opções de Danilo

Danilo parece ter na Juventus a oportunidade ideal para entrar em evidência na luta por uma vaga na seleção brasileira para a Copa do Mundo. Com a saída de Daniel Alves, o brasileiro teria grande oportunidade de ser titular na equipe – suíço Stephan Lichtsteiner seria o concorrente.

Já no Chelsea a briga pela vaga seria mais disputada. Na temporada da conquista do Campeonato Ingles, o treinador Antonio Conte improvisou com sucesso o meia Victor Moses na lateral direita. Além dele, o espanhol César Azpilicueta também deve permanecer no elenco.