Topo

Neymar já falou quatro vezes em jogar no Flamengo. É só sonho?

A torcida do Flamengo não esconde o sonho de ver Neymar com a camisa rubro-negra - Arte/UOL
A torcida do Flamengo não esconde o sonho de ver Neymar com a camisa rubro-negra Imagem: Arte/UOL

Rodrigo Mattos e Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/07/2017 04h00

Não é de hoje que Neymar movimenta o imaginário dos torcedores do Flamengo. Desde o ano passado, o craque do Barcelona e da seleção brasileira fala sobre a vontade de vestir a camisa rubro-negra. A possibilidade é irreal em um futuro breve, mas pode ser factível após a Copa de 2022, quando o atacante já terá 30 anos.

Assista aos gols da vitória do Flamengo contra o Palestino

As quatro declarações em um ano empolgaram os flamenguistas nas redes sociais. O perfil do clube no Twitter chegou a brincar com a situação e ganhou até a companhia de Diego. Neymar falou sobre o assunto pela primeira vez em uma entrevista coletiva da seleção que se preparava para os Jogos Olímpicos Rio-2016.

A segunda foi no Jogo das Estrelas de Zico, maior ídolo da história rubro-negra. Neymar repetiu a dose em 2017 - entrevista para o canal Esporte Interativo e participação no programa Caldeirão do Huck.

“Eu tenho muita vontade de jogar no Flamengo. Teve um jogo, não sei se foi no Maracanã ou no Engenhão, que eu joguei contra o Flamengo e vi a torcida. Acho que estávamos ganhando e a torcida não parava”, elogiou.

Neymar tem amigos muito próximos no Rio de Janeiro. Desde apresentadores de TV, como Luciano Huck, até promotores de eventos, empresários e funcionários que realizam as tarefas do dia a dia para os jogadores. O atacante não esconde a vontade de morar na Cidade Maravilhosa, onde sempre está quando possível.

Com os amigos, ele costuma falar de forma descontraída que jogará no Flamengo antes de encerrar a carreira, clube do qual aprendeu a gostar - muito pelos amigos rubro-negros e também por manifestações de carinho que recebe da torcida na Internet. Nas conversas, Neymar costuma chamar o clube de “Mengão”.

As pessoas próximas ouvidas pela reportagem do UOL Esporte consideram que pode ser viável o retorno do atacante ao Brasil após a Copa de 2022. Isso dependerá, claro, do momento vivido no futebol europeu. Realizado financeiramente, Neymar tem o sonho de ser eleito o melhor do mundo e tem feitos que ainda deseja alcançar na Europa. Quando decidir deixar o Velho Continente, o Flamengo estará de portas abertas.

“Espero que esse sonho se torne realidade. O Flamengo e a sua torcida ficam muito honrados com as palavras do Neymar. Esperamos proporcionar isso um dia”, afirmou o presidente Eduardo Bandeira de Mello.

Renato Augusto e Neymar recebem camisa do Flamengo - Twitter / Reprodução - Twitter / Reprodução
Neymar treinou no CT Ninho do Urubu e recebeu uma camisa do Flamengo em 2016
Imagem: Twitter / Reprodução
O casamento entre Neymar e Flamengo está muito longe de ser consumado atualmente. Além dos desejos imediatos do jogador para a carreira, os valores inviabilizam qualquer possibilidade. De acordo com a revista norte-americana Forbes, o atacante é o jovem atleta mais bem pago do mundo - 37 milhões de dólares por ano (R$ 122 milhões).

Atualmente, a multa rescisória do atacante ultrapassa os 200 milhões de euros - R$ 747 milhões. O contrato com o Barcelona vai até 2021. Perguntado se a recuperação econômica do Flamengo permitiria tentar algo antes do prazo comentado, Bandeira de Mello respondeu.

“Ainda não dá para prever. Vamos aguardar até que a situação nos permita pensar mais concretamente no assunto”, encerrou.

Enquanto isso, Neymar, Flamengo e torcida seguem trocando afagos. Se nada mudar, no entanto, o sonho de vê-lo com a camisa rubro-negra deve ser realizado, ainda que demore alguns anos para isso.

As quatro vezes em que Neymar falou sobre jogar no Flamengo:

Entrevista coletiva da seleção brasileira (julho de 2016)

“Seria uma grande honra jogar no Flamengo. É um dos maiores times do Brasil e do mundo. Nação rubro-negra, um grande beijo, mas ainda não tem nada certo".

Jogo das Estrelas de Zico (dezembro de 2016)

“Quem sabe? Seria uma grande honra jogar no Flamengo e estar aqui todos os dias. É um time que eu tenho vontade de jogar”.

Entrevista ao Esporte Interativo (abril de 2017)

“Eu tenho muita vontade de jogar no Flamengo. Maracanã lotado, Libertadores”.

Participação no Caldeirão do Huck (julho de 2017)

“Eu tenho muita vontade de jogar no Flamengo. Teve um jogo, não sei se foi no Maracanã ou no Engenhão, que eu joguei contra o Flamengo e vi a torcida. Acho que estávamos ganhando e a torcida não parava”.