Topo

Cruzeiro define prioridade e volta ao mercado por lateral e zagueiro

Klauss Câmara, diretor de futebol do Cruzeiro, busca reforços para o sistema defensivo - Divulgação/Cruzeiro
Klauss Câmara, diretor de futebol do Cruzeiro, busca reforços para o sistema defensivo Imagem: Divulgação/Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

07/07/2017 11h00

A diretoria do Cruzeiro está atenta ao mercado da bola. O mau momento do time faz com que os dirigentes retomem a busca por reforços para esta temporada. Os nomes são tratados com sigilo, mas o setor mais carente já foi diagnosticado por cúpula e comissão técnica: a defesa.

Mano Menezes e os responsáveis por gerir o futebol do clube mineiro se encontraram recentemente e definiram a lateral direita e a zaga como as prioridades em termos de contratações, conforme apurado pelo UOL Esporte.

A saída de Mayke para o Palmeiras, na negociação que envolveu a chegada de Rafael Marques à Toca da Raposa II, deixou a lateral direita fragilizada. Hoje, o treinador conta somente com Ezequiel e Lennon para o setor.

O titular da posição (Ezequiel) goza de prestígio com a comissão técnica. Porém, quando enfrentou uma contusão muscular - entre abril e junho de 2017 -, o jogador de 24 anos não teve um substituto à altura. A desconfiança em Lennon, que foi contratado junto ao Cruzeiro-RS, permanece até hoje. Não é à toa que os volantes Lucas Romero e Hudson são improvisados com frequência na posição.

O diretor Klauss Câmara, no entanto, não se limita à busca por reforços para a lateral direita. Ele também tem a incumbência de encontrar nomes para a zaga.

Há um consenso nos bastidores da Toca da Raposa II: Dedé, Manoel, Léo e Caicedo poderiam ser os zagueiros do elenco até dezembro de 2017. Contudo, as lesões consecutivas dos atletas do setor e as possíveis ausências por suspensões e convocações acarretam na procura por novos nomes para o sistema defensivo.

Na reunião entre comissão técnica e cúpula, ficou estabelecido que será contratado um nome para o setor que conta também com Murilo Cerqueira, atleta revelado pelas divisões de base.

Nessa quarta-feira (5), após o protesto da torcida em frente à Toca da Raposa II, o diretor de futebol Klauss Câmara garantiu que o clube está aberto às negociações, mas não deu detalhes sobre os possíveis reforços:

"Não vamos setorizar em qual posição o Cruzeiro vai contratar ou está buscando. O Cruzeiro, pelo time que é, por aquilo que representa, pelas ambições que tem, tem que estar sempre atento a qualquer oportunidade, atento ao mercado com a contratação de qualquer jogador, de qualquer posição. Se isso acontecer, vamos realizar. Sabemos que estamos num momento em que há muitas movimentações. A janela está aberta. Não é só as chegada de atletas, também as possibilidades de saída de vários outros. Vamos estar sempre atentos ao mercado, mas sem setorizar", comentou.