Topo

Futebol e Big Brother fazem brasileiro virar celebridade nas Filipinas

Daniel Matsunaga representa as Filipinas em torneio de Neymar em Praia Grande - Bruno Freitas/UOL
Daniel Matsunaga representa as Filipinas em torneio de Neymar em Praia Grande Imagem: Bruno Freitas/UOL

Bruno Freitas

Do UOL, em Praia Grande

08/07/2017 04h00

O brasileiro Daniel Matsunaga tem 1,7 milhão de seguidores no Instagram, mas é um cidadão anônimo em seu próprio país. A legião de fãs do jovem vem basicamente do outro lado do planeta, das Filipinas, onde o ex-morador de Brasília cultiva desde 2009 uma carreira de personalidade local, que une o mundo artístico com o futebol.

Matsunaga é uma celebridade de ponta na ilha asiática de pouco mais de 100 milhões de habitantes. O brasileiro chegou ao país há oito anos para uma temporada de três meses em trabalhos como modelo. Mas logo seu tipo físico e carisma deram certo, e o rapaz foi ficando. Sua popularidade explodiu de vez quando se tornou o primeiro estrangeiro a vencer a edição do Big Brother no país, em 2014.

Em paralelo com a atividade na televisão, em que atua como ator e cantor, Daniel também construiu nas Filipinas uma carreira de jogador profissional. O brasileiro defendeu cinco clubes do país durante quatro temporadas (times como Kaya FC e o Pachanga Diliman). Nesta semana, representa a nação asiática no torneio de futebol amador promovido por Neymar e patrocinadores no instituto beneficente do ídolo, em Praia Grande, litoral de São Paulo.

"Eu faço de tudo nas Filipinas. Lá, quando você entra nesse negócio de televisão, os caras fazem você atuar, dançar, cantar, vários tipos de coisas. Eu amo futebol também. Fiz os testes lá, mas o futebol lá está em outro nível, não é o primeiro esporte. Joguei por quatro anos, só por gostar. Mas minha carreira principal é na televisão", declarou o brasileiro de 28 anos, em entrevista ao UOL.

Brasileiro Daniel Matsunaga chora ao vencer a edição filipina do Big Brother - Reprodução - Reprodução
Brasileiro Daniel Matsunaga chora ao vencer a edição filipina do Big Brother
Imagem: Reprodução

"Foi uma experiência fantástica, nem sei como explicar (sobre vencer o Big Brother local). Eu tentei muito aqui no Brasil, mas nunca tive a oportunidade. Graças a Deus consegui participar do Big Brother Filipinas, me deram uma oportunidade sinistra. Eu fiquei quatro meses dentro da casa, trancado lá. Consegui ganhar, pelo menos representar o Brasil um pouquinho fora do país", relatou.

"É incrível, em qualquer lugar que eu vou as pessoas me reconhecem. Quando vou cantar nas províncias lá é loucura", acrescentou, sobre a notoriedade do outro lado do mundo.

Amizade com Manny Pacquiao e desejo de voltar ao Brasil

Nas Filipinas, Daniel Matsunaga já teve a oportunidade de conviver com o pugilista Manny Pacquiao, atleta mais famoso do país e provavelmente o cidadão filipino mais ilustre internacionalmente. 

"Várias vezes. De vez em quando a gente se vê na empresa que trabalho lá. É gente boa, bem humilde, cristão, bem sorridente", relatou o ator e modelo brasileiro.

Brasileiro Daniel Matsunaga é celebridade de ponta nas Filipinas - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Nesta semana, o torcedor são-paulino espera conhecer outra celebridade mundial do esporte, com a proximidade com Neymar no evento de futebol amador em Praia Grande. "Tomara que pelo menos uma fotinho a gente tire juntos", disse.

Apesar do sucesso como personalidade da televisão e do esporte, Matsunaga espera um dia voltar ao Brasil, quem sabe motivado por uma oportunidade na área das artes.

"Se Deus quiser um dia vou ter oportunidades aqui no Brasil também. Estou orando todos os dias para um dia ter uma oportunidade. Nem que seja uma participação em novela, para que eu possa mostrar meu talento. Tentar pelo menos o mercado brasileiro, que é muito mais amplo", afirmou.

O que é o Neymar Jr’s Five

O evento com a chancela do craque do Barcelona é um torneio que reúne times de 53 países. Depois de seletivas por todos os continentes, os representantes nacionais se reúnem para a disputa final em dois dias, em Praia Grande, litoral de São Paulo.

A disputa consiste em partidas de 5x5 jogadores – 10 minutos de jogo ou cinco gols. A cada gol marcado, a equipe que tem a meta vazada é "punida" com a eliminação de um atleta de quadra. Não existe goleiro, e a bola pode se chocar com as paredes laterais e traseiras. 

A decisão acontece neste sábado (8 de julho). No final, os vencedores terão o direito de enfrentar um time capitaneado por Neymar, o anfitrião do evento.