Topo

Barcelona trata temporada 2017-2018 como a última de Iniesta no clube

David Ramos/Getty Images
Imagem: David Ramos/Getty Images

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

09/07/2017 04h00

Nada de Messi, Neymar ou Suárez. A atenção do Barcelona na temporada 2017-2018 está voltada para Iniesta. O espanhol entra no último ano de contrato sem a renovação garantida por conta do temor dos dirigentes de queda técnica. Aos 34 anos, o futuro como o de Xavi, sendo reserva antes de sair do clube, já é cogitado.

O desespero na contratação de Verrati, do PSG, é a principal mostra da desconfiança em torno de Iniesta. Na temporada passada foram apenas 13 jogos como titular, dos 38 do time no Campeonato Espanhol – o meia teve lesão no joelho e ficou dois meses em recuperação.

Com a queda física de Iniesta, o português André Gomes e o brasileiro Rafinha viraram figuras mais frequentes no time. No entanto, na equipe considerada ideal, Iniesta ainda está presente.

“Iniesta é jogador raro. Sabe da importância que tem no grupo e em determinadas partidas. Mas também saberia reconhecer o momento de deixar o clube”, opinou Bruno Alemany, repórter dá rádio espanhola Cadena Ser.

Os jornalistas em Barcelona comparam a queda de Iniesta com a fase vivida por Xavi aos 34 anos na temporada 2013-2014. Nela, o meia começou a ser substituído frequentemente. Na seguinte, viu a contratação de Ivan Rakitic o fixar no banco de reservas.

Falar em queda de Iniesta já é algo normal internamente. A última renovação de contrato aconteceu em 2013 - atual vínculo vale até 2018. Interessado em nova renovação, o meia se indispôs publicamente com o clube neste ano.

"Terei que perguntar aos dirigentes quando é a minha vez de renovar. Quero acabar minha carreira aqui", disse após ver as renovações de Neymar, Suárez e Busquets serem garantidas antes do início da temporada passada.

"Pode haver alguma dificuldade, mas Iniesta continuará no Barcelona", respondeu o presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu.

A discussão ocorreu há um ano e o cenário segue o mesmo. Imaginar que a temporada 2017-2018 é a ultima de Iniesta no Barcelona passou a ser algo normal.Nesta semana, o jornal catalão Mundo Deportivo trouxe reportagem sobre um convite de Xavi para que Iniesta atue no Catar a partir de agosto de 2018.

“Ele dificilmente vai renovar. Precisamos mesmos é desfrutar do que o Iniesta oferece como jogador”, destacou o autor da reportagem, o jornalista catalão Roger Torrelo.