Topo

Palmeirense Vitinho acerta com Barcelona e integrará time B por empréstimo

Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

10/07/2017 12h28

O meia Vitinho, do Palmeiras, acertou com o Barcelona e viaja nesta semana para se integrar ao time B do clube. O jogador ficará um ano emprestado ao clube catalão, que ao final do período poderá exercer o poder de compra previsto em uma cláusula especial.

O Palmeiras ainda não confirma oficialmente o acerto, mas o UOL Esporte apurou que o jogador de 19 anos já está a caminho de Barcelona. Ele deve iniciar a pré-temporada com a equipe principal no dia 17 de julho e ser observado por Ernesto Valverde antes de integrar a equipe B do clube.

Segundo o jornal "Mundo Deportivo", o Barcelona terá que desembolsar 12 milhões de euros (cerca de R$ 45 milhões) para exercer o poder de compra ao final da temporada. Caso chegue a jogar pela equipe principal, o valor será acrescido em 2 milhões de euros (cerca de R$ 7,5 milhões).

A negociação com Vitinho se assemelha ao de outro jogador brasileiro. Há um ano, o Barcelona levou o zagueiro Marlon, já então um dos destaques do Fluminense e das categorias de base da seleção brasileira. O defensor de 21 anos assinou por empréstimo de um ano para atuar pelo Barcelona B, agradou e recebeu uma chance definitiva de seguir na Catalunha.

Marlon atuou pela equipe profissional do Barcelona em três oportunidades, duas delas como titular, no fim da temporada, quando o time de Neymar, Messi e Suárez disputava o título com o Real Madrid.

Pelo lado palmeirense, dois pontos eram valorizados já durante a negociação: a chance de Vitinho crescer profissionalmente e os valores acordados pelo preço fixado. O próprio Cuca se mostrou favorável ao empréstimo do jogador, que tem oito jogos no profissional do Palmeiras.

“Quando vem uma grande equipe como o Barcelona ou qualquer uma deste porte, seja o jogador jovem ou não, você tem de ficar feliz porque o trabalho foi bem feito na base. Se ele (Vitinho) se firmar, ótimo! Se não, ele voltará muito mais maduro”, destacou o treinador.