Topo

Meia afastado do Inter admite erro, vê 'mal-entendido' e pede nova chance

Alex Santana voltou ao Internacional mas foi afastado do elenco principal - Fernando Martinez/Inter
Alex Santana voltou ao Internacional mas foi afastado do elenco principal Imagem: Fernando Martinez/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

12/07/2017 11h00

Em 21 de junho o Internacional informou que o meia Alex Santana, que havia voltado há 15 dias de empréstimo do Paraná, onde era titular absoluto, estava afastado do elenco principal. A punição foi reflexo de uma ausência não justificada em um treinamento do elenco principal. Desde então, a rotina do jovem de 22 anos é treinar no time sub-23 do Colorado, longe do sonho de atuar pela equipe principal.

Alex admite que errou. Segundo ele, o ocorrido foi um grande mal-entendido. Na ânsia de ajudar, ele acabou cometendo uma falha e só quer mostrar que aprendeu com isso.

Em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, Santana pede uma oportunidade para voltar ao elenco de cima e poder mostrar o empenho que promete pela volta do Inter à Série A.

UOL: O Internacional alegou, em seu afastamento do elenco principal, que você faltou a um treino sem justificativa. O que houve?
Alex Santana -
O que aconteceu foi um grande mal-entendido. Eu estava vivendo o melhor momento da minha carreira, era titular no Paraná, estava muito feliz e bem adaptado ao clube e à cidade. Recebi diversas propostas, mas não quis sair. Quando o Inter me procurou, não pensei duas vezes e, apesar de ter muito carinho pelo Paraná, resolvi voltar para o lugar onde comecei a jogar. Cheguei cheio de expectativa e confiante que poderia ajudar a equipe, mas as coisas não aconteceram como eu queria e acabei me precipitando. Talvez, pelo fato de ser jovem e estar com muita energia e vontade de mostrar que poderia ser útil, acabei cometendo um erro.

UOL: Ainda na versão do Inter, você ficou chateado por não ter entrado nos primeiros jogos e queria voltar ao Paraná, é verdade?
Alex Santana -
Sim, foi o que disse. Estava muito feliz em ter voltado ao Inter, clube onde comecei a jogar e que tenho enorme carinho, e acabei criando uma expectativa muito grande. Queria ajudar a equipe e aceitei o desafio, mesmo vivendo a melhor fase da minha vida no Paraná. Então acho que fiquei frustrado e a idade acabou atrapalhando. Mas os erros servem para a gente aprender e amadurecer.

UOL: Como você se sente neste retorno ao clube?
Alex Santana -
Estou feliz em ter voltado ao Inter, mas um pouco chateado pela situação. Apesar de tudo o que está acontecendo e das dificuldades de ir e voltar aos treinos, não faltei nenhum dia porque quero provar que tenho condições de jogar e ajudar o clube a voltar para a Série A.

UOL: Você conversou com a direção sobre o episódio? Com o técnico Guto Ferreira?
Alex Santana -
O Guto é um cara muito legal. Ele que pediu a minha volta, me deu confiança e disse que me daria oportunidade. Quero poder ter a chance de mostrar que ele estava certo. Com a direção as conversas estão sendo conduzidas pelos meus empresários, o Renato Figueiredo e o Marcio Rivellino.

UOL: Você pretende ter uma chance no elenco principal? Pediria isso se pudesse?
Alex Santana -
Com toda certeza. O Inter é onde eu comecei a jogar, é um dos principais clubes do Brasil e do mundo e farei de tudo para demonstrar que posso ajudar. Quem me conhece sabe que sou um profissional exemplar, um cara de grupo, mas acabei pecando pelo excesso de vontade e pela imaturidade.

UOL: Achas que foi injustiçado no Inter?
Alex Santana -
Todo clube tem as suas regras e precisam ser seguidas. Errei e estou pagando por isso, mas tudo o que eu quero é uma oportunidade para mostrar que posso ser útil.

UOL: Qual seus planos para o futuro
Alex Santana -
O meu objetivo é mostrar ao clube que estou com muita vontade de jogar pelo Inter e quero ter essa oportunidade.

UOL: Você sempre foi um dos principais destaques da base do Inter. Mas não recebeu muitas chances. Isso ocorre com muitos garotos... Alisson Farias, Bruno Gomes, Andrigo, Bertoto e tantos outros. Falta ao Inter dar segurança aos mais jovens no elenco, na sua opinião?
Alex Santana -
Acho que não. Às vezes, o jogador precisa sair e rodar por alguns clubes para adquirir maturidade. Isso acontece com várias equipes do Brasil e do mundo. Eu mesmo saí do Inter e passei por alguns times. Joguei no Guarani e ajudei o clube a voltar para a Série B, fui bem no Paraná, onde fizemos uma ótima campanha no Paranaense, e agora voltei ao Inter para mostrar que sou um jogador mais completo.