Topo

Suspeito de matar torcedor alega legítima defesa e não se entrega à polícia

Calçada - Adriano Wilkson/UOL - Adriano Wilkson/UOL
Calçada onde ocorreu briga entre torcedores
Imagem: Adriano Wilkson/UOL

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

14/07/2017 09h51

O advogado Marcello Muccio, que defende o suspeito de matar o torcedor Leandro de Paula Zanho, informou que seu cliente agiu em legítima defesa. O suspeito, que se chama Nerivaldo, não se apresentou à polícia.

De acordo com o advogado do suspeito, os corintianos estavam na porta da borracharia de propriedade de Nerivaldo, quando foram insultados por quatro palmeirenses. As facas usadas na briga eram da borracharia. Nerivaldo agiu em legítima defesa, diz seu advogado.

“Diante de uma absurda agressão contra o Anderson (Andrade, que está preso acusado de participação no crime), o Nerivaldo se viu no desespero de ajudar o primo [Anderson]. Ele teve de reagir. Por que os palmeirenses não estão presos, sendo que eles provocaram e agrediram? O Anderson e Nerivaldo estavam na borracharia sem provocar ninguém. Apenas comemorando a vitória do Corinthians”, declarou Muccio.

Na madrugada de quarta-feira, quatro torcedores do Palmeiras brigaram com três torcedores do Corinthians em frente a uma borracharia entre Rua Tupi e a Avenida General Olímpio da Silveira, na zona oeste da capital paulista. Na confusão, Leandro (que era torcedor palmeirense) foi esfaqueado, e morreu horas depois.

A polícia prendeu os corintianos Anderson Andrade, acusado de ter desferido o golpe com a faca, e Wellington Pimentel, que teria usado barra de ferro na briga. Nerivaldo também foi acusado por testemunhas de esfaquear o palmeirense.

Nerivaldo foi orientado por seu advogado a não se apresentar à polícia.

“A intenção era comparecer na quinta-feira para depor e depois ser liberado. Mas o delegado pediu a prisão preventiva. E discordamos disso, pois o Nerivaldo agiu em legítima defesa. Vamos tomar providências técnicas e reunir vídeos e testemunhas para mostrar que tanto ele só reagiu porque o Anderson estava sendo agredido brutalmente por quatro pessoas”.

Câmeras registram briga

Uma série de vídeos a qual o UOL Esporte teve acesso mostra imagens da briga que matou um torcedor do Palmeiras. Câmeras de segurança de um prédio próximo à borracharia onde ocorreu o crime registraram quatro pessoas trocando agressões - duas estavam armadas com facas.

Câmeras flagraram briga nas ruas de São Paulo - Reprodução - Reprodução
Câmeras flagraram briga nas ruas de São Paulo
Imagem: Reprodução

No vídeo, uma pessoa de camisa rosa aparece com um facão na mão, aparentemente embriagado. Vizinhos e testemunhas do crime disseram depois que se trata de Anderson da Cruz de Andrade, dono da borracharia. Segundo os vizinhos, Anderson comemorava a vitória do Corinthians no clássico. Quatro indivíduos de agasalho alviverde que passavam na rua no momento começam a agredi-lo.

Alvo de chutes e socos, Anderson é socorrido por outra pessoa, um homem de camisa preta (Nerivaldo) que segundo vizinhos e testemunhas trata-se de um funcionário da borracharia.

Outro vídeo feito em um prédio próximo ao local mostra a continuação da briga. Neste momento, os envolvidos trocam agressões e começam a se dispersar em meio aos carros.

Policiais da delegacia que investiga crimes ligados ao futebol estiveram na cena do crime e fotografaram marcas de sangue na calçada.

Um investigador disse que os envolvidos aparentemente não fazem parte de torcidas organizadas.

A briga entre os torcedores teve início após a vitória do Corinthians por 2 a 0 no Allianz Parque. O clássico, como todos em São Paulo, foi realizado com torcida única, justamente em uma tentativa de coibir a violência. O trio de amigos palmeirenses, entre eles Leandro, ia embora para casa, mas acabou encontrando um corintiano perto do elevado Minhocão. A Polícia Militar recolheu um facão e um bastão que teriam sido usados no crime.

Essa foi a terceira morte ligada ao futebol em menos de uma semana. No sábado, um vascaíno morreu nas imediações de São Januário após a derrota de seu time para o Flamengo. Na terça um estudante de 19 anos membro de uma organizada do Sport foi assassinado por torcedores do Santa Cruz no Recife.