Topo

Empréstimo de goleiro ao Atlético-PR aproxima São Paulo de Marcos Guilherme

Marcos Guilherme pode ser a novidade do São Paulo - MARTY MELVILLE/AFP
Marcos Guilherme pode ser a novidade do São Paulo Imagem: MARTY MELVILLE/AFP

José Eduardo Martins e Napoleão de Almeida

Do UOL, em São Paulo

18/07/2017 18h46

O São Paulo já recebeu o aval do Atlético-PR para fechar o empréstimo de um ano de Marcos Guilherme. O clube depende agora de acertar os detalhes da negociação com o Dínamo Zagreb, clube com o qual o atacante tem vínculo até junho de 2018. A transação precisa ser concluída até quinta-feira (20), quando fecha a janela de transferências de jogadores que estão no exterior para o Brasil.

Para convencer os paranaenses, donos dos direitos do atleta, o Tricolor contou com o apoio de outra negociação. O goleiro Léo assinou empréstimo de uma temporada com o Atlético-PR. O arqueiro estava emprestado pelo São Paulo ao Paraná, que disputa a Série B. A diretoria paulista notificou o Paraná nesta terça da negociação.

Léo estava se recuperando de uma lesão na face em decorrência de um choque com Fred no jogo contra o Atlético-MG pela Copa do Brasil, em 31 de maio. Aos 26 anos, o arqueiro disputou 24 jogos no ano pelo Paraná Clube, com o impressionante desempenho de não ter sofrido gols em nenhum dos 13 jogos em que atuou como mandante na Vila Capanema. Ao todo, foram nove tentos sofridos no período. 

Por outro lado, o São Paulo detectou a necessidade de se contratar um atacante após a saída de Luiz Araújo. Marcos Guilherme está emprestado ao clube croata pelo Atlético-PR. Porém, ele não conseguiu se adaptar ao futebol europeu e por isso, o retorno ao Brasil foi visto com bons olhos pelo jogador e seu estafe.

A ideia é que ele volte ao país com o valor do seus direitos fixados e a preferência de compra para o Tricolor, que ajudaria no processo de recuperar o valor de mercado do atleta. Com 21 anos, o atacante despontou no Atlético-PR em 2014 e acertou a sua transferência para a Croácia no início deste ano. Antes, esteve na mira de outros clubes do Brasil, como o Grêmio. 

Paralelamente, o São Paulo também negocia a saída de Lucão para o Atlético-PR. O zagueiro, que está afastado do Tricolor após declarar que "para a alegria de muitos deixaria em breve o clube". O São Paulo quer reduzir a sua folha salarial e não pretende arcar com os vencimentos do beque. Segundo a diretoria tricolor, a saída de Lucão não tem ligação com a contratação de Marcos Guilherme e de Léo.