Topo

Inter quer anunciar centroavante até o fim da semana. Damião é o predileto

Leandro Damião é alvo do Internacional para o restante desta temporada - AP/Esteban Felix
Leandro Damião é alvo do Internacional para o restante desta temporada Imagem: AP/Esteban Felix

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

19/07/2017 11h00

O Internacional está decidido a anunciar um 'centroavante clássico' até o fim da semana. A característica de imposição física e capacidade na bola aérea é requisitada pela comissão técnica vermelha. Com negociações em andamento, o flamenguista Leandro Damião surge como preferido do comando do clube.

Com 27 anos, Damião está no Flamengo emprestado pelo Santos, clube com o qual tem contrato até o fim do ano que vem. Para liberação do jogador, é necessário negociar com os dois clubes. Seu vínculo no Fla foi renovado recentemente até o fim do ano, mas por lá ele é reserva de Paolo Guerrero.

A reportagem do UOL Esporte apurou que o Flamengo admite a chance de negociar. E o Internacional não esconde a admiração por ele, nos bastidores. Damião surgiu para o futebol no Inter e defendeu o clube até 2013. No ano passado, o time gaúcho já tentou a contratação dele, mas não obteve sucesso.

A direção vermelha não fala sobre nomes, mas quer anunciar em breve o novo comandante de ataque. "Não vou citar o jogador A ou B. Temos uma negociação adiantada com um atacante. Mas ela não está concluída e não falaremos em nomes enquanto isso", disse o vice de futebol Roberto Melo.

Grafite, recentemente desligado do Atlético-PR é o plano B. Caso não conclua a negociação com Damião, o Colorado sabe o que é necessário para fechar rapidamente com ele. Uma conversa entre o estafe do atleta e a direção do clube tabulou valores salariais para um eventual acordo, que ainda não se definiu.

"Vamos reservar os detalhes desta situação bem encaminhada. Quem sabe em breve teremos tudo para anunciar para vocês", disse Melo.

Busca por característica

Independente do nome, o Internacional procura é uma característica. Quer um atleta de força, imposição na bola aérea e capacidade de romper a defesa adversária.

"Os dois (Grafite e Damião) têm qualidade, imposição física, já vestiram a camisa da seleção brasileira. São jogadores de qualidade. Um mais jovem, outro mais experiente... Assim como os outros aventados com as mesmas características. Qualquer um pode nos ajudar desembarcando em Porto Alegre", ressaltou Melo. "A medida que você tem um volume alto de bolas chegando na área, quando joga contra times mais fechados, um jogador de referência vai facilitar. O jogador de força muitas vezes ajuda para as infiltrações. Existem muitas situações que o jogador de referência é importante para as características que os jogos estão apresentado", completou o técnico Guto Ferreira.

Antes disso, o Internacional recebe outro reforço. Camilo chega para o setor de criação do meio-campo no fim da manhã desta quarta-feira. O jogador irá realizar exames médicos e ser anunciado no clube vermelho. Brenner, que é atacante, fará o caminho inverso e vai para o Botafogo.