Topo

Lesão de Jadson põe resgate de dupla criticada no Corinthians à prova

Marquinhos Gabriel e Giovanni Augusto ganham espaço com ausência do titular - Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians
Marquinhos Gabriel e Giovanni Augusto ganham espaço com ausência do titular Imagem: Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

20/07/2017 15h22

Desde que estabeleceu seu atual time titular ainda durante o Campeonato Paulista, Fábio Carille não perdeu um jogador por tanto tempo quanto ficará sem Jadson. Desfalque previsto por um mês em razão de duas fraturas na costela, o meia abre espaço para uma dupla que sofreu contestações recentes e conta com o respaldo da comissão técnica para vencer as críticas.

Maiores investimentos do presidente Roberto de Andrade em sua gestão no Corinthians, os meias Giovanni Augusto e Marquinhos Gabriel ganham espaço com a saída do titular em, provavelmente, seis ou sete partidas. Eles custaram, juntos, mais de R$ 25 milhões ao clube, que espera agora uma recompensa que não teve, por completo, em 2016.

O herdeiro da titularidade, inicialmente, será Marquinhos Gabriel. O meia tem sido o jogador requisitado por Carille sempre que há algum impeditivo com Jadson ou Rodriguinho, e assim deverá seguir a partir do domingo, em visita ao Fluminense.

Depois de perder os primeiros meses do ano por lesão, Marquinhos conquistou seu espaço desde o começo do Campeonato Brasileiro e, apesar de um ou outro jogo irregular, como diante do Patriotas-COL ou no último fim de semana contra o Atlético-PR, passou a ser visto de melhor maneira pela crítica e sobretudo pela torcida. Não só pela qualidade, mas também por se mostrar mais ativo no trabalho sem bola.

Até aqui, Marquinhos deu assistência decisiva contra o Vitória, foi um dos melhores em campo em clássico com o São Paulo, novamente com passe para gol, e ainda brilhou em visita ao Vasco, inclusive com um golaço e outra assistência. A lesão de Jadson faz com que ele, em caso de boas apresentações, tenha a primeira sequência como titular desde os tempos em que Carille foi interino em 2016.

Giovanni Augusto sobe um degrau na hierarquia

Giovanni Augusto deve receber mais oportunidades com lesão de Jadson - AFP PHOTO / Luis Acosta - AFP PHOTO / Luis Acosta
Giovanni Augusto deve receber mais oportunidades de Carille
Imagem: AFP PHOTO / Luis Acosta

Com um concorrente a menos por vaga na equipe, Giovanni Augusto também deverá ser colocado à prova no período sem Jadson. Antes de o experimente meia voltar da China ao Corinthians, era justamente em Giovanni que Carille apostava como titular no setor direito do meio-campo. Foi assim na abertura de 2017, contra São Bento e Caldense, até que ele sofreu a primeira de suas três lesões deste ano.

Recuperado dos problemas físicos há algumas semanas, ele tem tido poucas oportunidades enquanto Carille preferiu utilizar jogadores como o jovem Pedrinho e o meia Clayson. Das últimas 10 partidas, mesmo sempre à disposição, Giovanni Augusto entrou em somente duas e totalizou 40 minutos em campo. Nesse pouco tempo, não mostrou evolução.

Ainda assim, o treinador tem na memória o ótimo primeiro semestre do meia no ano passado. Enquanto a equipe campeã brasileira se desmanchava, Giovanni Augusto foi, entre todos os jogadores contratados, aquele que melhor se adaptou ao Corinthians e às ideias de jogo por Tite, justamente em substituição a Jadson, que fora vendido à China. A partir da chegada de Cristóvão Borges, porém, o rendimento caiu drasticamente, como de quase todos atletas na ocasião.

Giovanni Augusto indicou que gostaria de apostar em sua volta por cima com a camisa do clube em ocasião recente. O Corinthians e o Internacional acertaram troca por empréstimo com Valdívia, mas o meia se negou a deixar o Parque São Jorge e disse à direção e comissão técnica que tentaria a redenção. Bem parecido ao que fez Marquinhos Gabriel, procurado por Santos, Grêmio e Flamengo, mas que não se seduziu com a chance de saída e apostou que poderia brilhar em um momento como o que surge agora.