Topo

Morre ex-gerente das categorias de base do São Paulo

Geraldo cuidava de Cotia na era Juvenal - Divulgação
Geraldo cuidava de Cotia na era Juvenal Imagem: Divulgação

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo (SP)

20/07/2017 21h56

Morreu nesta quinta-feira (20) Geraldo Oliveira, 55 anos, ex-gerente das categorias de base do São Paulo. A informação foi confirmada ao UOL Esporte pelo Desportivo Brasil, clube onde estava trabalhando desde sua demissão da equipe paulista.

Segundo pessoas próximas, Geraldo sofreu com uma infecção dentária, além de ter diabetes e consumir cigarros de forma excessiva, o que agravou a situação. Antes de morrer, ele passou cerca de um mês internado, em coma induzido.

Por nove anos, Geraldo foi um dos grandes nomes do centro de treinamento de Cotia, onde o São Paulo concentra todo seu trabalho de categoria de base. Por lá, atuou de 2005 até 2014 e foi responsável pela descoberta de grandes nomes do futebol brasileiro, como Lucas e Casemiro, hoje no Paris Saint-Germain e Real Madrid, respectivamente. 

Geraldo era um dos homens fortes da gestão de Juvenal Juvêncio, ex-presidente do São Paulo. Além de ser conhecido por seu talento em revelar novos atletas, também levava a fama de "linha dura". Foi dele a ideia de barrar apelidos e brincos, por exemplo, nas categorias de base do clube por um período. Foi demitido por Carlos Miguel Aidar em setembro de 2014.