Topo

Cruzeiro teve duas opções, mas encerra janela sem reforço para lateral

Ex-jogador do Manchester United, Fábio esteve na mira do Cruzeiro em 2017 - ANDREW WINNING / REUTERS
Ex-jogador do Manchester United, Fábio esteve na mira do Cruzeiro em 2017 Imagem: ANDREW WINNING / REUTERS

Enrico Bruno e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

21/07/2017 04h00

O Cruzeiro chega ao fim da janela de transferências internacionais sem reforçar uma posição considerada carente por diretoria e comissão técnica. Dois nomes estiveram em pauta - Jonathan, do Atlético-PR, e Fábio, do Middlesbrough, da Inglaterra -, mas ambos não chegaram à Toca da Raposa II.

Revelado pelas categorias de base da equipe mineira, Jonathan foi oferecido antes de completar sete jogos pelo Atlético-PR. Entretanto, a idade do jogador - 31 anos - foi preponderante para não haver o acerto.

Responsáveis por gerir o esporte no clube, o diretor de futebol Klauss Câmara e o presidente Gilvan de Pinho Tavares recusaram a volta do jogador que atuou pelo Cruzeiro entre 2004 e 2010, faturando três títulos do Campeonato Mineiro.

Jogadores do Atlético-PR comemoram gol de Jonathan diante do Corinthians pelo Campeonato Brasileiro 2017 - Marcello Zambrana/Agif - Marcello Zambrana/Agif
Autor de golaço contra o Corinthians, Jonathan (à direita) foi oferecido ao Cruzeiro
Imagem: Marcello Zambrana/Agif

Jonathan, contudo, não foi o único atleta da posição a aparecer entre os prováveis nomes a reforçar a lateral direita. Ex-Fluminense e Manchester United, Fábio esteve próximo de acordo, mas a negociação teve um desfecho negativo.

O brasileiro tem contrato até junho de 2018 com o Middlesbrough, que disputa a EFL Championship (segunda divisão do futebol inglês), mas gostaria de voltar ao Brasil, onde defendeu as cores do Flu nas categorias de base entre 2007 e 2008.

Aos 27 anos, o lateral Fábio joga nos dois lados do campo. Ele chegou a acertar as bases salariais e o tempo de contrato com a Raposa, mas os ingleses optaram por segurar o jogador, que também defendeu as cores de Queens Park Rangers, da Inglaterra, e Cardiff, do País de Gales.

Gilvan de Pinho Tavares, presidente do Cruzeiro, confirmou o interesse pelo jogador e não descarta a sua chegada à Toca da Raposa II na próxima janela de transferências:

“Seria o Fábio, que está jogando na Inglaterra, estava louco para vir para o Brasil e acertar com o Cruzeiro. Mas a comissão técnica de lá quis a permanência dele, quem sabe na janela de janeiro ele venha”, comentou o cartola.

Sem contratar um lateral na janela de transferências, o Cruzeiro deve contar apenas com apenas dois nomes de ofício até o fim de 2017: Ezequiel e Lennon. O problema é que o primeiro enfrenta lesões frequentes, enquanto o segundo está fora dos planos de Mano Menezes. O volante argentino Lucas Romero tem atuado na posição nos últimos jogos da equipe.