Topo

Chelsea se desculpa publicamente por comentários de Kenedy sobre China

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

23/07/2017 10h57

Após fazer comentários ofensivos sobre a China, o jogador Kenedy pediu desculpas publicamente. Time do atleta brasileiro, o Chelsea também se retratou em seu site oficial com um texto em chinês.

“Eu gostaria de pedir desculpas ao povo chinês, que foram ofendidos sem querer. Me desculpe! Gosto muito dos chineses, o povo fez uma recepção muito calorosa. Gratidão pelo apoio que deram. Espero que vocês possam me perdoar. Aqui peço sinceras desculpas”, escreveu Kenedy nas redes sociais.

Nas redes sociais, o brasileiro de 21 anos de idade publicou comentários como “P..., China”. Além disso, Kenedy postou a foto de um segurança dormindo e escreveu: “Acorda, China. Vacilão”.

Kenedy - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
A mensagem de desculpa postada pelo brasileiro
Imagem: Reprodução/Instagram
O Chelsea emitiu um comunicado oficial na língua inglês e em chinês lamentando o ocorrido. “Ficamos surpresos e desapontados, porque um dia antes do jogo, um de nossos jogadores, Kenedy, postou mensagens em sua conta de mídia social que causaram grande ofensa e feriram os sentimentos do povo da China. O Chelsea pede desculpas sinceras e solenes”.

Na vitória do Chelsea por 3 a 0 sobre o Arsenal do último sábado (22), em amistoso realizado em Pequim, Kenedy foi fortemente vaiado antes do início da partida.

Confira o comunicado do Chelsea, na íntegra:

Em 22 de julho, o Chelsea Football Club experimentou o calor e simpatia dos fãs chineses no Estádio Nacional. No entanto, ficamos surpresos e desapontados porque um dia antes do jogo, um dos nossos jovens jogadores, Kenedy, postou mensagens em sua conta de mídia social que causaram grande ofensa e feriram os sentimentos do povo da China.

Infelizmente, apesar de ele rapidamente excluir as mensagens e pedir desculpas, e o clube também se desculpar através dos nossos canais de mídia social chineses, o dano já havia sido feito. Chelsea Football Club mais uma vez, pede desculpas sinceras e solenes.

As ações de Kenedy foram um erro com o qual ele aprenderá muito. Seu comportamento não representa a equipe inteira e não se alinha com as altas expectativas do clube e os requisitos rigorosos de seus jovens jogadores. Ele foi fortemente repreendido e disciplinado.

Todos no Chelsea Football Club têm o máximo respeito e admiração pela China e amam nossos fãs chineses. É por isso que o impacto negativo que vimos nos últimos dois dias nos deixou chocados e entristecidos. Mais uma vez, pedimos sinceras desculpas pela dor causada aos nossos fãs chineses, bem como ao povo chinês.

A partida foi um grande evento de intercâmbio cultural entre a China e a Grã-Bretanha e o clube é extremamente grato à China por sua hospitalidade, o que nos aproximou da amizade. Esperamos muito construir nosso forte relacionamento com nossos fãs e amigos chineses, juntando-se firmemente à China no futuro para uma maior cooperação

Oferecemos essas desculpas com a maior sinceridade. Ouvimos atentamente as críticas e usaremos as lições aprendidas nos últimos dois dias para melhorar nossos processos no futuro.