Topo

Com nova zaga, Cruzeiro tem queda de 10 para 4 gols sofridos em cinco jogos

Entrada do jovem Murilo melhorou rendimento da zaga ao lado de Léo - © Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Entrada do jovem Murilo melhorou rendimento da zaga ao lado de Léo Imagem: © Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

25/07/2017 04h00

Há pouco mais de um mês, o Cruzeiro atravessava um momento conturbado em seu sistema defensivo. Sem contar com Manoel e Dedé, Mano Menezes escalava o time com Léo e Kunty Caicedo formando o miolo de zaga, mas não conseguia obter números convincentes na proteção do gol. A situação ficou mais crítica entre o fim de junho e início de julho, período em que o clube tomou dez gols em cinco partidas. A partir daí, o treinador resolveu apostar em uma nova formação, e hoje colhe os frutos da mudança. No mesmo período de jogos, o time só levou quatro gols, menos de um por partida.

A sequência negativa do Cruzeiro começou na igualdade eletrizante por 3 a 3 contra o Grêmio, no Mineirão. Contra a Ponte Preta e Coritiba, a equipe só foi vazada uma só vez, mas voltaria a levar três gols nos dois compromissos seguintes: empate contra o Palmeiras (3 a 3) pela Copa do Brasil e derrota no clássico contra o Atlético-MG (3 a 1). Naquele momento, Mano foi aos microfones e prometeu que o time não levaria mais um número de gols tão alto dentro de 90 minutos. A partir dali, a média de tentos sofridos cairia de dois gols por jogo para apenas 0,8.

A principal mudança de Mano na linha defensiva foi a promoção de Murilo ao time titular. Além de apresentar um futebol superior ao de Kunty Caicedo, que convivia com problemas familiares e forte rejeição da torcida, o garoto de 20 anos contribuiu também para a melhora do companheiro Léo, que também vinha tendo atuações abaixo do esperado. Nas cinco últimas partidas com a nova formação, o Cruzeiro só não sofreu gols contra o Atlético-PR, mas levou apenas um gol diante de Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Avaí.

Desde o último fim de semana, Mano Menezes já teve o retorno de Manoel. Antigo titular, o jogador voltou a ser relacionado e ficou no banco de reservas contra o Avaí, mas deverá reocupar seu posto entre os onze atletas iniciais nos próximos jogos, a começar pela decisão contra o Palmeiras, pela Copa do Brasil, nesta quarta-feira. Por isso, a expectativa para os próximos dias é de como Mano irá montar o time para recolocar um dos seus xerifes, sacar um dos titulares e manter a baixa média de gols sofridos nos últimos jogos.