Topo

Ídolo do Ajax contesta David Neres: "não estou convencido de seu valor"

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

26/07/2017 19h10

Ex-treinador das categorias de base do Ajax, o ex-jogador Ronald de Boer parece não estar gostando muito dos altos investimentos que o clube andou fazendo nos últimos anos. Em sua coluna na revista Voetbal International nesta quarta-feira, o ex-meia disse que David Neres ainda não o convenceu e que o clube não deveria investir alto para contratar Richarlison, do Fluminense.

“David Neres é um atacante que jogou apenas algumas partidas no Campeonato Brasileiro. Eu ainda não estou convencido de seu valor, enquanto um jogador talentoso como Václac Cerny cai no esquecimento”, disse o ex-meia, sobre os 12 milhões de euros (R$ 40,8 milhões) gastos pelo Ajax no ex-jogador do São Paulo, que nesta quarta-feira foi reserva no empate em 1 a 1 entre o time holandês e o Nice, pela fase classificatória da Liga dos Campões.

Segundo de Boer, que venceu a Liga dos Campeões de 1995 pelo Ajax, o clube deveria economizar os cerca de 14 milhões de euros (R$ 50,9 milhões) que podem ser gastos em Richarlison, do Fluminense. "Eu acho que tem de desenvolver Davinson Sánchez e Kasper Dolberg. Estes são os caras que foram trazidos para Amsterdã ainda jovens e agora custam pelo menos 50 milhões de euros."

Ele inclusive citou alguns jogadores da base da equipe que estão se destacando na equipe que foi vice-campeã da última Liga Europa, e lamentou a situação de Abdelhak Nouri, que sofreu uma concussão cerebral durante um jogo da pré-temporada do Ajax. "Felizmente vemos entre todas as contratações também alguns jogadores que passagem pelas categorias de base do Ajax, como Donny van de Beek, Justin Kluivert e Matthijs de Ligt, e claro Nouri, que infelizmente nunca saberemos o quão longe seu grande talento iria o levar.

Irmão gêmeo do atual treinador do Crystal Palace Frank de Boer, Ronald deu uma espécie de cutucada na diretoria do clube, comparando o dinheiro investido hoje e nos dias em que seu irmão comandou a equipe, entre 2011 e 2015. "Na época em que meu irmão Frank era treinador em Amsterdã, ele tinha um limite de 6 milhões de euros para comprar".