Topo

De reserva a parceiro de Brenner, atacante conduz SP pelo tetra na Taça BH

Paulinho é um dos atacantes do time sub-17 do São Paulo - saopaulofc.net
Paulinho é um dos atacantes do time sub-17 do São Paulo Imagem: saopaulofc.net

Bruno Grossi

Do UOL, em São Paulo (SP)

27/07/2017 11h00

Nesta quinta-feira, às 19h, o São Paulo entrará no gramado do Independência para enfrentar o Flamengo e tentar faturar o quarto título da Taça BH, principal torneio da categoria sub-17. O Tricolor conquistou as edições de 1987, 1997 e 2016 da competição e agora aposta na dupla de ataque para que o tetra saia diante dos rubro-negros: a sensação Brenner e o surpreendente Paulinho.

Brenner é a grande estrela do time comandado por Orlando Ribeiro. Promovido ao elenco profissional por Rogério Ceni, foi liberado por Dorival Júnior para reforçar o sub-17 no mata-mata da Taça BH e já tem quatro gols em duas partidas. O protagonismo esperado fez com que os tricolores derrubassem Fluminense e Atlético-MG, mas não intimidou aquele que o substituiu nos quatro primeiros jogos da competição.

Paulinho foi o escolhido pela comissão técnica para ocupar o lugar de Brenner após a promoção ao time principal do São Paulo. O titular tinha 28 gols em 11 partidas na temporada - agora são 32 em 13 compromissos pelo sub-17. O substituto, mesmo sem números tão espetaculares, não decepcionou: são 12 gols nos últimos nove jogos.

Brenner, artilheiro da base do São Paulo - saopaulofc.net - saopaulofc.net
Brenner já tem uma partida como profissional do São Paulo
Imagem: saopaulofc.net

Assim, viu Orlando Ribeiro mudar o esquema e mantê-lo no time para formar dupla com Brenner. O Atlético-MG, na semifinal, sofreu com a parceria, já que cada um dos artilheiros marcou duas vezes na goleada por 4 a 1.

Na Taça BH, Paulinho foi titular nas seis partidas que antecederam a decisão e marcou quatro vezes para ser um dos seis artilheiros, o único nascido em 2001 - os outros jogos e gols foram pelo Campeonato Paulista Sub-17. O atacante de 16 anos assinou o primeiro contrato profissional recentemente, com duração até 30 de junho de 2021.

A campanha são-paulina na Taça BH tem quatro vitórias, um empate e uma derrota, com 17 gols marcados e quatro sofridos. Na edição passada, a final foi diante do rival Palmeiras com goleada por 4 a 1 e Tricolor campeão.