Topo

Presidente do Barça contesta Xavi e justifica falta de renovação do time

Bartomeu disse que a "culpa" é dos medalhões que não dão espaço aos jovens - REUTERS/Albert Gea
Bartomeu disse que a 'culpa' é dos medalhões que não dão espaço aos jovens Imagem: REUTERS/Albert Gea

Do UOL, em São Paulo

27/07/2017 08h57

O presidente do Barcelona, Josep Bartomeu, contestou posicionamento de Xavi sobre a renovação do elenco. O ex-meio-campista do time declarou que a diretoria peca na promoção de novos valores à equipe, não havendo substitutos para Iniesta, Piquè, Busquets e Messi.

Bartomeu justificou que a falta de novos nomes para as posições de Iniesta, Messi, Busquets e Piquè se dá pela dificuldade em encontrar alguém que aceite ser reservas dessas estrelas.

“Xavi jogou no time principal por 15 anos. Nesses 15 anos, significa que 15 jovens que poderiam jogar na sua posição deixaram o clube. Agora é o Iniesta. Eu acredito que ele esteja há 16 ou 17 anos. Isto é muito difícil. Tem o Messi. Quem será o novo Messi? Bem, provavelmente outros atletas serão como o Messi, mas eles acabam deixando o lcube por causa dessa impossibilidade. O xavi disse ‘vá devagar’, mas o problema é o Xavi. Ele criou o problema. E assim é com INiesta e Piqué. Eles criaram o problema”, disse Bartomeu ao "New York Times".

Nas últimas temporadas, o Barça tem tudo dificuldade para contratar estrelas no ataque. A diretoria do clube catalão diz que os atletas de ponta não querem ser reserva do trio Messi, Suárez e Neymar.

O meio-campista Xavi, ídolo do Barcelona e atualmente em sua última temporada como jogador no Al-Sadd, do Qatar, fez críticas ao seu antigo clube em entrevista à revista digital The Tactical Room?. O atleta de 37 anos afirmou que o time catalão parou no tempo, abandonou seu estilo de jogo e foi superado pelo rival Real Madrid em anos recentes.

"O Barça dormiu, achou que o barco ia navegar sozinho. Precisa investir na base, no modelo de jogo. O futebolista jovem precisa absorver essa forma de joga, para que, quando chegue ao time principal, tenha todos os conceitos bem aprendidos. Grande coisa ganhar a liga infantil! Se ganhar, melhor, mas o objetivo é formar o jogador", avaliou, antes de elogiar o rival.

"O Real Madrid contratou muito bem. Hoje em dia domina todas as facetas do jogo: o contra-ataque, o ataque posicional, a bola parada, a recomposição, são fortes rápidos... um time completo. E tem Zidane. Os jogadores acreditam em Zidane", afirmou.