Topo

Agente vai à Argentina para selar venda de Ábila pelo Cruzeiro

Ramón Ábila aguarda acerto entre Boca e Huracán para deixar o Cruzeiro definitivamente - © Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Ramón Ábila aguarda acerto entre Boca e Huracán para deixar o Cruzeiro definitivamente Imagem: © Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

31/07/2017 12h18

Adrián Ruocco, empresário de Ramón Ábila, chega a Buenos Aires nesta segunda-feira (31) para se reunir com as diretorias de Boca Juniors e Huracán. A intenção do agente é alinhavar o acordo entre as partes, o que tem impedido o Cruzeiro de registrar Alexis Messidoro junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Há um impasse entre os clubes argentinos em relação à divisão dos direitos do centroavante de 27 anos. O Huracán quer receber a garantia de que o Boca adquirirá o percentual que detém do atleta - 50% dos direitos econômicos. O time da Bombonera, por sua vez, não pretende dar esta certeza.

Os clubes creem que o agente de Ramón Ábila pode intermediar o acordo entre as partes. A relação do representante com os grandes da Argentina é um fator que contribui com o iminente acordo. Uma fonte ligada à negociação crê que a presença do empresário facilitará as tratativas.

Um dos principais empresários do futebol argentino, Adrián Ruocco estava na Europa para realizar negócios envolvendo seus outros clientes. A dificuldade de acerto entre Boca Juniors e Huracán exigiu que o agente fosse à capital argentina para acertar a transferência do jogador.

Entenda o caso
O Cruzeiro aceitou liberar Ramón Ábila em troca do empréstimo de Alexis Messidoro e do pagamento da dívida de 1,5 milhão de dólares (R$ 4,64 milhões na cotação atual) com o ex-clube do jogador. Desta forma, o Boca Juniors adquiriria 50% dos direitos econômicos do atleta.

Dono do restante dos direitos, o Huracán quer a manutenção de uma cláusula que obrigava o time mineiro a adquirir o seu percentual por 4 milhões de dólares (R$ 12,38 milhões). O Boca aceita emprestar jogadores à antiga equipe do atleta e deixá-la com 50% dos direitos, o que não agrada ao presidente Alejandro Nadur. O fato se arrasta, mas deve ter um desfecho nos próximos dias.

Caso não haja acordo, Messidoro retorna à Bombonera e Ramón Ábila volta à Toca da Raposa II para defender as cores do Cruzeiro.