Topo

Ex-coordenador científico do Palmeiras reforça comissão do São Paulo

Do UOL, em são Paulo (SP)

01/08/2017 17h04

O São Paulo terá mais uma novidade em sua comissão técnica. Altamiro Bottino, que até pouco menos de um mês trabalhava no Palmeiras, foi contratado para ser coordenador científico. A função era a mesma exercida no clube rival e foi considerada essencial para o levante alviverde desde 2015, com as conquistas da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro.

Uma dos principais focos do trabalho de Bottino é quanto à prevenção de lesões e otimização no processo de recuperação dos atletas. Assim, o Palmeiras foi o time que menos sofreu com problemas musculares na temporada passada, um fantasma para o São Paulo nos últimos anos. Somente nesta temporada, a equipe apresentou uma dezena de lesões do tipo. A atuação será em parceria com preparação física, fisiologia, departamento médico, fisioterapia, nutrição, psicologia, logística e categorias de base.

"A meta é fazer com que todos os departamentos fiquem interligados para proporcionar a melhoria de desempenho do atleta e a performance do clube. As informações são úteis e vitais na tomada de decisão do técnico. Vamos orbitar por todos os departamentos, porque qualquer informação pode ganhar relevância e valor. Então vamos acompanhar este desdobramento em relação a ação e resultados deste processo", disse Bottino ao site do clube.

Recentemente, a comissão técnica do São Paulo já havia passado por outras mudanças. Saíram Rogério Ceni, os auxiliares Michael Beale e Pintado, o preparador físico Zé Mário Campeiz, o preparador de goleiros Haroldo Lamounier e o supervisor Charles Hembert. Por último, o clube confirmou a saída do fisiologista Rogério Neves. Chegaram nas últimas três semanas o técnico Dorival Júnior, o auxiliar Lucas Silvestre, o analista Léo Porto, o preparador físico Celso Rezende e o preparador de goleiros Marco Antônio Trucourt.