Topo

Precoce e fã de Sergio Ramos: o jovem que melhorou a defesa do Cruzeiro

Murilo Cerqueira se tornou titular absoluto da zaga do Cruzeiro - © Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Murilo Cerqueira se tornou titular absoluto da zaga do Cruzeiro Imagem: © Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

02/08/2017 04h00

Murilo Cerqueira é um talento muito precoce. Aos 20 anos, já é titular absoluto no Cruzeiro de Mano Menezes. Mas o caráter prematuro é algo que o acompanha desde a infância.

O início no futebol retrata o desenvolvimento antes do tempo do defensor. Natural de São Gonçalo dos Campos (interior da Bahia), ele começou a praticar o esporte aos cinco anos. O curioso é que atuava ao lado de atletas bem mais velhos:

“Na escolinha não tinha ninguém da minha idade, então jogava com o pessoal de 12, 13 anos, e só eu de cinco anos”, conta em entrevista exclusiva ao UOL Esporte.

A precocidade é fruto de uma paixão. Desde criança, ele sonha com a possibilidade de se tornar jogador de futebol.

“Meu sonho sempre foi ser jogador mesmo. Meu pai tem até uma história que ele conta para todo mundo. Ele fala que desde quando comecei a falar, meu primeiro pedido de brinquedo foi uma bola de futebol. Então é um sonho desde pequeno”, revelou.

Promovido ao elenco principal no início do ano, Murilo contou com a sorte para chegar ao time titular. As ausências de Dedé e Manoel e a má fase de Kunty Caicedo obrigaram Mano Menezes a escalar o jogador. Pouco mais de quatro meses após a estreia na equipe, o zagueiro já disputou 14 jogos, sendo 12 entre os prediletos do comandante.

A tranquilidade apresentada nos compromissos disputados pelo Cruzeiro faz com que ele seja um dos responsáveis pela melhora defensiva da equipe. Desde que passou a atuar pelo time no Brasileirão, foram nove partidas e sete gols sofridos. Sem a sua presença, a média é inferior. Em oito jogos, a equipe mineira teve a sua rede vazada nove vezes.

“Meu sentimento é de felicidade, por ver que o meu trabalho está dando fruto. Estamos fazendo um bom trabalho, não só eu, mas também toda a equipe e é por isso que esse número diminuiu bastante. Como estava acontecendo isso, de sofrer muitos gols, todo o time tem ajudado e se esforçado para abaixar esse número e graças a Deus tem dado certo”, declarou.

Sonho da Europa

Profissionalizar-se e defender um grande clube do Brasil não era o único sonho do talento precoce do Cruzeiro. Murilo Cerqueira sonha também em chegar à Europa.

“Sem dúvida, tenho o sonho de jogar lá [na Europa] e tenho fé de que poderei realizá-lo. Mas sei que para isso acontecer preciso continuar fazendo o meu melhor aqui, ajudando o Cruzeiro, me empenhando cada vez mais”, afirmou.

Para chegar ao Velho Continente, ele se inspira em um ícone de sua posição: “Sou fã do futebol do Sérgio Ramos, o considero muito completo. Tem boa marcação, é técnico, cumpre bem a parte tática, por isso me inspiro na forma que ele joga”, afirmou.

Confira mais trechos da entrevista exclusiva de Murilo Cerqueira:

Você foi promovido ao elenco profissional no início do ano e sua chance só veio por agora. Como foi a conversa com a comissão técnica para a sua subida?
“Eles conversaram comigo com muita calma e cautela, para não forçar muito no começo. Sempre fazendo o simples, simplificando para não cometer erros. Venho fazendo isso para evitar qualquer erro ali atrás”.

É uma das grandes surpresas do Cruzeiro neste ano, tem feito boa temporada e se tornou um atleta fundamental para a equipe. Imaginava que atingiria este posto tão cedo?
“Sempre venho falando isso, que coloco Deus na frente em todos os momentos. Ele é que vem me guiando. Essa oportunidade que estou tendo agora é fruto Dele, que vem trabalhando sobre a minha vida e sou grato por isso”.

É bem badalado desde os tempos de base, com convocação para a seleção brasileira inclusive. Existia muito assédio de clubes gringos neste período?
“Então, não sei, não fiquei sabendo. Mas na base, ano passado, fiz uma boa temporada. Pude estar na convocação do grupo que treinou com a seleção olímpica. Venho mostrando  muito a minha personalidade e acho que isso está chamando a atenção. Espero mostrar ainda mais meu futebol. Tem muito ainda por vir”.