Topo

Demissão de Zé Ricardo foi acertada? Blogueiros opinam

Gilvan de Souza/ Flamengo
Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Do UOL, em São Paulo

07/08/2017 09h32

O Flamengo demitiu, no domingo, o técnico Zé Ricardo. A decisão de retirar o treinador ocorreu horas depois de o time carioca perder em casa para o Vitória, 2 a 0. A distância do Flamengo, 5º colocado, para o líder da competição, Corinthians, é de 18 pontos. Fizemos as seguintes perguntas aos blogueiros do UOL Esporte:

1) O Flamengo acerta ao demitir Zé Ricardo?

JUCA KFOURI

Acertar não acerta, mas tinha outra alternativa?

ALEXANDRE PRAETZEL
Eu não demitira Zé Ricardo. Foi campeão carioca e está nas semifinais da Copa do Brasil. No Brasileiro, o time apresenta desempenho irregular, como a maioria dos participantes. Poderia ter acertado mais a defesa e jogado mais fechado em algumas partidas. Do meio para a frente, o Flamengo é bom, mas mostrou fragilidade defensiva, além da indefinição de um goleiro titular. Mas manteria, apostando na continuidade e conversando com ele, apontando os erros cometidos.

JÚLIO GOMES
Sou conceitualmente contra essas demissões em massa que ocorrem no Brasil, mas há certas situações incontornáveis. Zé Ricardo fez um trabalho muito digno no Flamengo, mas a coisa saiu do controle e ele perdeu a mão a abdicar de suas convicções contra o Vitória. Pressão da torcida era também muito grande. Creio que seria um erro insistir por mais tempo.

ANDRÉ ROCHA
Sim. Não pelos resultados, por pressão de torcida ou de setores de imprensa. Mas pelo principal critério de avaliação de qualquer profissional: as perspectivas de evolução. Era difícil detectar isto no Flamengo de Zé Ricardo. O fato de ser sua primeira experiência em um time grande tornava tudo ainda mais incerto. É uma pena, pois é boa pessoa e um treinador promissor. Mas era o momento. Ou ele até já tinha passado.

RODRIGO MATTOS

A saída de Zé Ricardo é justificada. O time comete erros primários nas zonas decisivas do campo, perde gols incríveis, mostra falta de concentração e a defesa falha em lances fáceis e em posicionamento equivocado para marcar. Defesa e ataque bem treinados não cometem erros em tal quantidade. Além disso, o técnico insistiu por muito tempo com jogadores que erravam muito (não era os únicos) como Márcio Araújo, Vaz, Muralha. Ainda fez outras opções difíceis de compreender como preferir em geral Geuvânio, recém-contratado e sem ritmo, a um Berrío em boa fase. Em resumo, desde que encontrou um padrão para o time no meio do Nacional do ano passado, Zé Ricardo não conseguiu fazê-lo evoluir nos aspectos que faltavam. Teve mais opções, melhores jogadores, e entrega menos do que no ano passado. Não adiantava lhe dar mais tempo se havia uma estagnação.

MENON

A demissão foi correta. Zé Ricardo não conseguiu fazer o time render mais do que o ano passado, mesmo tendo jogadores melhores. Não soube lidar com a abundância, foi melhor em administrar a carestia. Um adendo: a melhora do nível técnico é uma realidade, mas a passionalidade da torcida deu uma dimensão exagerada aos reforços. Geuvânio foi tratado como um novo Robben e Diego, no ano passado, como um supercraque.

PERRONE

Errou. Zé Ricardo já demonstrou ter qualidades, apesar de cometer seus erros. Precisava de uma blindagem da diretoria contra a pressão da torcida, que certamente prejudica seu trabalho. E a situação do clube no Brasileirão está longe de ser desesperadora. Porém, o problema central que transforma a demissão num erro é a diretoria não ter no bolso do colete um nome incontestável para assumir o cargo. Não vejo um técnico acima da média disponível no mercado.

BIRNER

Zé Ricardo teve acertos, montou a estrutura de jogo, essa tinha que ser aprimorada, mas a construção do time estagnou. Repete alguns equívocos do sistema de marcação e não há perspectiva de aumento do repertório na criação. O elenco pode mostrar mais futebol. 

O considero um técnico promissor, mas não pronto para tirar o que o grupo de atletas pode oferecer.

PVC

Acho que segurou enquanto deu. Sou por princípio contra demitir técnicos. Ir até o fim do ano e então avaliar o trabalho. Mas a pressão estava enorme. Mão tinha como.segurar. Por isso, o Flamengo acertou.

MARCEL RIZZO

Acerta. O time não engrenava e ele não conseguiu dar um bom padrão com os reforços que recebeu mesmo após a queda na Libertadores. 

2) Quem é o treinador ideal para substituir Zé Ricardo no clube rubro-negro?

JUCA KFOURI
No momento só Jesus Cristo. ELE não podendo, Tite. Ou Guardiola!

ALEXANDRE PRAETZEL
Se um técnico jovem não serviu, a diretoria deverá apostar num nome experiente, provavelmente. Como não há muitos disponíveis no mercado, acho que irão atrás de um treinador empregado. Acho que só Vanderlei Luxemburgo aceitaria sair do Sport. Abe e Renato não deixarão Fluminense e Grêmio e Marcelo Oliveira retornou agora ao Coritiba. Um estrangeiro precisaria de tempo para se adaptar e o Flamengo terá dois jogos decisivos contra o Botafogo, dias 16 e 23 de agosto, pela Copa do Brasil. O clube corre contra o tempo.


JÚLIO GOMES
Depende do que o Flamengo quer - e torcendo para que a resposta vá além de um simplório "ser campeão". Com tanto talento no elenco, adoraria ver o flamengo novamente dando uma chance para Fernando Diniz mostrar seu trabalho. Agora, se o plano for de curto prazo, pensando nos próximos dois meses, Diniz não é o nome. 

ANDRÉ ROCHA
O treinador ideal é o Tite. O melhor que fala português. Mas não está disponível. Difícil apontar um nome. E depois do sucesso de Renato Gaúcho no Grêmio este que escreve passou a respeitar as decisões aleatórias que são tomadas no futebol brasileiro. Às vezes funcionam. Efetivar Jayme de Almeida com a esperança de repetir a Copa do Brasil 2013? Trazer de volta um Carpegiani, treinador dos maiores títulos do clube, mas há mais de três décadas? Tentar Roger Machado, com perfil parecido com o de Zé Ricardo? Um estrangeiro, sem tempo de ao menos aprender o idioma e já enfrentando jogos decisivos? Difícil decisão. Todas podem dar bem errado. Mas tem a cota "Renato Gaúcho"...

RODRIGO MATTOS

Faltam opções no mercado. O Flamengo não deveria analisar com calma para evitar um futura troca rápida e caberá ao time buscar alguém que dê um perfil ao seu departamento de futebol, uma cara. É algo que a diretoria rubro-negra ainda não conseguiu em sua gestão em que pese seus acertos na área administrativa e financeira.

MENON

O perfil do novo treinador deve ser de alguém com grande currículo e com grandes trabalhos realizados. Alguém que faça bons jogadores se tornarem um grande time. Com defesa confiável. Alguém como Luxemburgo já foi e talvez volte a ser, a partir do bom trabalho no Sport

PERRONE

Ideal seria Tite, nome impossível. Assim, eu apostaria em Roger Machado, que dos possíveis parece ser o mais qualificado.

BIRNER

Tite é o melhor. Dorival tem virtudes para continuar e aprimorar a construção do técnico que saiu. Há poucas opções no país. Se quiser investir em algum estrangeiro, gosto da ideia, deve saber que a adaptação pode ser mais demorada. O nome emergencial é Carpegiani, mas para completar a temporada

PVC

Reinaldo Rueda. Com tempo para tentar um título neste ano e conhecer o elenco antes de entrar na Libertadores do ano que vem.

MARCEL RIZZO

Não acho Reinaldo Rueda aposta ideal no meio de uma temporada. Faria uma tentativa, contrato curto até o fim de ano, com Fernando Diniz. Flamengo não tem muito o que perder na temporada mais.