Topo

Fase de concorrente e jejum inédito deixam Sóbis no banco do Cruzeiro

Rafael Sóbis é marcado por Felipe Melo em jogo contra o Palmeiras pela Copa do Brasil - Thomás Santos/AGIF
Rafael Sóbis é marcado por Felipe Melo em jogo contra o Palmeiras pela Copa do Brasil Imagem: Thomás Santos/AGIF

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

10/08/2017 04h00

Rafael Sóbis é o artilheiro do Cruzeiro nesta temporada, com 14 gols em 36 partidas [três em um amistoso]. O atacante, contudo, se tornou reserva do time de Mano Menezes.

No triunfo sobre o Vasco da Gama, por 3 a 0, na última quinta-feira, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o camisa 7 ficou entre os suplentes. O mesmo aconteceu na igualdade sem gols com o Botafogo em pleno Mineirão, no domingo passado. O curioso é que ele até entrou em campo em ambos, mas sempre saindo do banco de reservas.

A perda de espaço do jogador na equipe de Mano tem explicações plausíveis: o ótimo momento de seu principal concorrente por uma vaga na equipe e o jejum inédito em 2017.

Contratado junto ao Botafogo, Sassá conta com o respaldo de Mano Menezes para atuar como o principal nome do setor ofensivo. Não é à toa que está entre os prediletos do treinador há cinco partidas do Brasileirão. E só não atuou na Copa do Brasil por não ter condições de jogo.

Os números são favoráveis ao camisa 99. Presente nos últimos seis compromissos da equipe mineira, o centroavante de 23 anos marcou três gols e tem agradado à comissão técnica por conta da forma de jogo.

Mas não é só a boa forma de Sassá que impede Rafael Sóbis de atuar. O atacante também não tem contribuído como de costume. Embora seja artilheiro do time no ano, o camisa 7 não balança as redes adversárias há dez jogos. A última vez que celebrou um tento foi em 25 de junho, diante do Coritiba, no Mineirão.

Desde o duelo com os paranaenses, o atacante de 32 anos passou em branco nos jogos contra Palmeiras [três vezes], Atlético-MG, Atlético-PR, Flamengo, Avaí, Vitória, Vasco e Botafogo. O curioso é que ele jogou menos de 45 minutos somente nos dois últimos.

Neste domingo (13), às 11h (de Brasília), quando o Cruzeiro enfrentará o São Paulo no Morumbi, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, Rafael Sóbis deve permanecer entre os reservas do time de Mano Menezes.