Topo

Tite rechaça lista fechada para a Copa e abre espaço para jovens na seleção

Tite convoca Cássio e Luan para jogos da seleção

UOL Esporte

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/08/2017 12h19

Após o anúncio da lista de jogadores convocados para a seleção brasileira, o técnico Tite fez questão de demonstrar que o elenco ainda não está fechado. O comandante deixou a porta aberta para jovens atletas e também falou sobre os experientes que dessa vez não foram chamados.

“A garotada está surgindo com potencial para daqui a pouco estar na seleção brasileira. Não posso fechar as portas com Douglas (ex-Vasco), Richarlison (Fluminense)”, falou Tite.

O treinador também citou jogadores como Diego Souza, Diego (Flamengo), Douglas Costa, Gil (Shandong Luneng), Rodriguinho, Arthur (Grêmio), Everton Ribeiro, Diogo Barbosa (Cruzeiro), Arana e Bruno Henrique (Santos). De acordo com o Tite, todos esses atletas ainda estão sob avaliação e não são descartados em uma futura convocação.

“Eu não posso fechar os olhos, seria incompetência minha...”, comentou Tite quando questionado se o elenco já estava definido. “Fidelidade eu tenho a desempenho e aos meus critérios. Então eu tenho essa busca de equilíbrio”, continuou.

Antes mesmo de iniciar o anúncio da lista de convocação, Tite falou que seus critérios são passado no próprio clube na seleção, presente momento e projeção futura para a Copa do Mundo.

O Brasil enfrentará o Equador no dia 31 de agosto, na Arena Grêmio. No dia 5 de setembro, o desafio será contra a Colômbia, fora de casa. O presidente do Grêmio, Romildo Bolzan, foi confirmado como chefe de delegação na viagem.

A convocação não afetará os times na disputa do Campeonato Brasileiro. Haverá um intervalo na tabela entre a rodada 22, marcada para os dias 26 e 27 de agosto, e a rodada 23, que terá início no dia 9 de setembro. Os jogadores se apresentarão no dia de 27 de agosto à noite para iniciar a preparação para os duelos.

O Brasil lidera as Eliminatórias com 33 pontos e garantiu a sua vaga na Copa do Mundo na última rodada, quando ganhou do Paraguai em março. Desde então, a seleção de Tite disputou mais dois amistosos, com vitória sobre a Austrália e revés para a Argentina. Assim, com o treinador, o retrospecto da seleção é de 10 triunfos e uma derrota.