Topo

Mistura de Sóbis com Ábila? Tese de Mano explica alto rendimento de Sassá

Em dois meses, Sassá conquistou Mano e assumiu titularidade absoluta do Cruzeiro - Mauricio Farias/Light Press/Cruzeiro
Em dois meses, Sassá conquistou Mano e assumiu titularidade absoluta do Cruzeiro Imagem: Mauricio Farias/Light Press/Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

15/08/2017 04h00

Contratado há praticamente dois meses, Sassá vive seu melhor momento no Cruzeiro. Hoje titular, o atacante chegou do Botafogo e integrou o plantel que já contava com outros três atletas à disposição. Contudo, apesar do pouco tempo, o camisa 99 já desbancou seus principais concorrentes e surge como nome frequente entre os onze titulares de Mano Menezes.

Prestigiado pela comissão técnica, o segredo do jogador vai além da dedicação nos treinos e do fim dos problemas disciplinares. Está em conseguir aliar o ponto forte de dois concorrentes no setor ofensivo: a força e definição de Ábila, recentemente negociado, com a movimentação e participação de Rafael Sóbis.

O ataque do Cruzeiro dividiu opiniões durante o primeiro semestre. Com 13 gols em jogos oficiais, Ramón Ábila deixou o clube, mas ainda é o artilheiro do time no ano. Definidor nato, o argentino era daqueles jogadores que não participava muito do jogo, mas podia definir os rumos de uma partida em apenas um momento, além de se beneficiar do porte físico para brigar pela bola. Já Rafael Sóbis é mais dinâmico, podendo atuar como referência na grande área, ou mais recuado e pelas pontas. Porém, sem o mesmo poder de definição. Por outro lado, Mano Menezes ganhou em Sassá uma oportunidade de mostrar todo esse repertório em um só jogador.

“Ele é um jogador de força, um jogador que consegue estabelecer uma movimentação interessante para o nosso ataque, diferentemente do que tínhamos. Antes, a gente tinha muita movimentação e não tinha tanta chegada ou muita força mas sem velocidade de deslocamento e até de transposição do último adversário. O Sassá consegue fazer as duas coisas muito bem. É um jogador em formação, mas se continuar trabalhando sério, se dedicando, com amadurecimento, naturalmente vai evoluir e pode se transformar num grande atacante do futebol brasileiro”, comentou Mano, após a partida contra o São Paulo, ocasião em que Sassá marcou dois gols e que nem mesmo o pênalti perdido foi motivo para ser repreendido.

"Perder pênalti faz parte de quem cobra. O goleiro foi para um canto, a bola para outro e caprichosamente bateu na trave. Ele tem uma característica de cobrança, faz assim contra todo mundo e quem faz assim contra todo mundo merece o respeito em termos de cobrança. Errar faz parte".

Até aqui, Sassá fez 12 partidas pelo Cruzeiro. Na primeira metade dos compromissos, iniciou entre os suplentes. Nos últimos seis jogos, virou titular. No confronto contra o Flamengo, marcou seu primeiro gol e foi coroado com um lugar entre os onze principais jogadores. Depois disso, marcou outras quatro vezes e hoje é o vice-artilheiro do time no Brasileirão.

Desfalque forçado

Apesar da boa fase, Sassá não poderá estar em campo nos duelos decisivos contra o Grêmio, pela semifinal da Copa do Brasil. Além de já ter disputado a competição pelo Botafogo, o jogador se transferiu para o Cruzeiro após o encerramento das inscrições. Por isso, Rafael Sóbis deverá voltar a ser a referência dentro da área.