Topo

Treino com bola até dentro de casa: a rotina de Hernanes para ajudar o SP

Hernanes durante treino do São Paulo - Rubens Chiri/saopaulofc.net
Hernanes durante treino do São Paulo Imagem: Rubens Chiri/saopaulofc.net

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

15/08/2017 04h00

Hernanes foi peça fundamental na vitória do São Paulo por 3 a 2 sobre o Cruzeiro. No domingo (13), no Morumbi, o meia marcou dois gols e deu uma assistência. Mas para atingir tal performance, o Profeta, como é chamado o camisa 15 pela torcida, tem uma rotina de trabalho diferente da maior parte dos jogadores.

Além dos treinamentos no CT da Barra Funda, Hernanes faz treinos específicos longe do clube. Em sua casa, o meia tem um campo de soçaite e lá tenta aperfeiçoar um pouco mais a sua técnica. O jogador faz exercícios com bola para melhorar o desempenho em fundamentos básicos como chute, passe e domínio.

Aliás, dentro da rotina de trabalho, o meia criou ao longo da carreira técnicas diferentes de preparação. Por exemplo, para conseguir ter um bom desempenho com as duas pernas, ele treina as finalizações tanto com o pé direito quanto com o esquerdo. No dia a dia, com a esperança de se tornar ambidestro, ele também desenvolveu a habilidade de escrever com as duas mãos e até os dentes consegue escovar com a mão direita e a esquerda.   

Tais exercícios renderam frutos também longe do Brasil: em 2015, no Campeonato Italiano, ele entrou para a história ao se tornar o primeiro jogador a fazer gols de falta com as duas pernas. Na vitória por 2 a 1 da Inter de Milão sobre a Lazio, ele fez de esquerda um gol de falta. 

Aliás, as bolas paradas sempre foram trabalhadas à exaustão por Hernanes. Assim como Rogério Ceni fazia nos tempos em que era goleiro, o meia costuma ser visto treinando as faltas e as penalidades no CT da Barra Funda. Neste sentido vale ressaltar que neste domingo ele balançou as redes em um gol de falta, um de pênalti e deu a assistência em uma cobrança de escanteio.

A parte física também não é esquecida por Hernanes. Além do trabalho regular no São Paulo, ele faz fortalecimento muscular e exercícios complementares aos que são passados pela comissão técnica. Com tal dedicação, em apenas quatro partidas, Hernanes já registra quatro gols - um a mais do que Kaká alcançou em 24 jogos durante a sua segunda passagem pelo clube, em 2014.