Topo

Contratado para substituir William no Inter só jogou 7 partidas. Por quê?

Alemão disputou apenas sete partidas com a camisa do Internacional neste ano - Ricardo Duarte/Inter
Alemão disputou apenas sete partidas com a camisa do Internacional neste ano Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

17/08/2017 04h00

Em 20 de janeiro, o Internacional anunciava a contratação do lateral direito Alemão, de 27 anos. Depois de vencer disputa com o Botafogo, que queria sua manutenção após uma boa temporada em 2016, o Colorado celebrou já ter no grupo o substituto para William, que seria vendido na janela de transferências seguinte. Mas quis o destino que o clube gaúcho pouco aproveitasse o jogador, que sete meses depois tem apenas sete partidas disputadas.

O número de minutos preocupa ainda mais. Somando cada instante em campo, Alemão defendeu o Internacional por 509 minutos. Ou seja, foram pouco mais de cinco partidas inteiras.

As razões para o 'sumiço' dele dos planos no time são clínicas. O jogador foi acompanhado por problemas de lesão que mês a mês reduziram as chances de se firmar no clube.

A estreia ocorreu contra o Fluminense pela Primeira Liga, no início de fevereiro. Ainda neste mês vieram os jogos contra Caxias (Gauchão) e Princesa do Solimões (Copa do Brasil). E no fim de fevereiro, com o regresso de William ao elenco principal (após afastamento por divergências com a direção no princípio da temporada), as chances se tornaram mais raras.

Ainda assim em março Alemão participou das partidas contra Sampaio Corrêa (Copa do Brasil) e Juventude (Gauchão), quando acabou sofrendo uma lesão no quadril que o afastou de atividades por um mês. O primeiro dos problemas mais graves com ele.

No meio de abril retomou atividades. E participou dos dois jogos contra o Caxias pela semifinal do Gauchão. Os últimos com a camisa do Inter. Em maio sofreu a pior das lesões até então no clube, que o afasta até hoje dos planos.

A reportagem do UOL Esporte entrou em contato com o departamento médico do Internacional, que se manifestou através da assessoria de imprensa do clube e explicou a situação do jogador.

"Alemão sofreu um trauma no pé direito durante um treino em maio. Desenvolveu uma reação chamada de Causalgia que se caracteriza por dor e edema ósseo. Vem recebendo tratamento e aguardando melhora do quadro", informou.

Ainda neste período ele apresentou melhora, chegou a ser relacionado para o jogo contra o Figueirense pela Série B, mas sequer entrou e não tem prazo para regressar.

A rotina do atleta, cujo vínculo vai até 2019, se limita a períodos de recuperação e a expectativa de ainda conseguir ser importante no possível retorno do Colorado à Série A. Como planejaram tanto ele quanto o clube em sua contratação.