Topo

Santos tenta recuperar sexteto para ter "novo time" em setembro

Nilmar pode estrear pelo Santos no próximo domingo, diante do Coritiba, no Couto Pereira - Ivan Storti/Santos FC
Nilmar pode estrear pelo Santos no próximo domingo, diante do Coritiba, no Couto Pereira Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

17/08/2017 04h00

Após dois dias de folga e mais três de treinos antes de pegar o Coritiba, domingo, no Couto Pereira, o Santos terá mais duas “semanas cheias” para trabalhar até o seu jogo mais importante da temporada – contra o Barcelona, do Equador, em Guayaquil, no dia 13 de setembro, válido pelas quartas de final da Copa Libertadores. Com isso, a comissão técnica santista quer aproveitar o período raro no calendário para recuperar e aprimorar a parte física de seis jogadores que podem ajudar o alvinegro praiano a formar um "novo time" para o próximo mês.

Nos bastidores da Vila Belmiro há quem acredite que o sexteto será titular com Levir Culpi ainda nesta temporada. São eles: Nilmar e Matheus Jesus, reforços contratados com o Campeonato Brasileiro em andamento e que ainda não estrearam, além dos lesionados Vecchio e Renato, e os zagueiros Luiz Felipe e Gustavo Henrique, recuperados de cirurgias ligamentares no joelho.

Este último já voltou aos gramados na última segunda-feira, diante do Fluminense, mas existe uma preocupação da comissão técnica com o seu retorno. Diante do Coritiba, por exemplo, David Braz, poupado contra o Flu, volta ao time. Gustavo Henrique deve ser poupado, pois os profissionais do clube temem a “conhecida” lesão muscular em retornos de atletas que foram submetidos a processo cirúrgico.

Veja abaixo a situação dos outros cinco atletas:

Nilmar: o atacante está em fase final de recondicionamento físico e técnico. O atleta foi contratado em julho e já iniciou os trabalhos em campo. Antes disso, ele passou por período na academia e fisioterapia para realizar, principalmente, reforço muscular. Inicialmente, a previsão era que Nilmar estreasse somente no próximo mês, mas o jogador surpreendeu os profissionais do clube. Vale lembrar que o reforço santista não atua há mais de um ano: desde maio de 2016, quando defendeu o Al-Nasr, dos Emirados Árabes, seu último clube.

Matheus Jesus: o ex-volante da Ponte Preta chegou ao Santos com status de substituto imediato de Thiago Maia, negociado com o Lille, da França. Apesar do passado polêmico na carreira, os santistas acreditam na qualidade técnica do jogador. No entanto, o volante decepcionou em seus primeiros dias de treinamento. Além de baixo desempenho técnico, a comissão técnica avaliou que o atleta não tem a velocidade desejada para estrear. Por conta disso, Levir Culpi o preteriu da lista de inscritos na Libertadores. Matheus Jesus só deve ser inscrito na semifinal, caso o Santos elimine o Barcelona. 

Vecchio: o meia argentino, que agradou Levir Culpi e torcedores atuando como segundo volante, sofreu ruptura de origem no músculo adutor da coxa direita. O atleta passou por procedimento médico para antecipar o retorno aos gramados. Os médicos do clube utilizaram células regenerativas presentes na medula óssea e aplicaram no adutor do jogador. Elas ajudam na capacidade de cicatrização. A ideia é que Vecchio retorno no clássico contra o Corinthians, no dia 10 de setembro, três dias antes do primeiro jogo contra o Barcelona, pela Libertadores.

Renato: o volante Renato se recupera de mialgia (dor muscular) na coxa direita. O atleta sofre com lesões musculares neste ano. A expectativa é que o jogador retorne no duelo contra o Coritiba no próximo domingo, ou Cruzeiro, no dia 27, em Belo Horizonte. Isso quer dizer que a equipe santista pode ter uma nova dupla de volantes no clássico, na rodada seguinte, formada por Renato e Vecchio.

Luiz Felipe: o zagueiro está recuperado de cirurgia ligamentar no joelho, realiza no final do ano passado. O jogador já participa de coletivos com os demais atletas e sua escalação só depende do aval de Levir Culpi. A ideia é que seja relacionado contra o Cruzeiro.